Projeto de lei republicano de cripto representa uma ‘melhoria de 10 vezes’ em relação a todos os outros, diz CEO da Messari

Falando em um Twitter Space hospedado pela Coinbase em 7 de junho, Ryan Selkis elogiou o novo projeto de lei cripto por fornecer às novas empresas um caminho claro para a conformidade.

O CEO da Messari, Ryan Selkis, elogiou um novo projeto de lei republicano sobre criptomoedas, comentando que é uma “melhoria de 10x” em relação a todos os outros projetos de lei sobre criptomoedas introduzidos no Congresso dos Estados Unidos até agora.

O projeto de lei “Estrutura do Mercado de Ativos Digitais” (DAMS, na sigla em inglês), introduzido em 1º de junho, propõe estabelecer um arcabouço para preencher as lacunas no processo regulatório entre a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA e a Comissão de Valores Mobiliários sobre atividades relacionadas a criptoativos.

Falando em um evento hospedado pela Coinbase no Twitter Spaces em 7 de junho, Selkis explicou que os Representantes dos EUA Patrick McHenry e Glenn Thompson elaboraram um caminho para os tokens alcançarem a conformidade por meio da descentralização sem acionar instantaneamente as leis de valores mobiliários.

https://t.co/xB0ebVq2vL

— Coinbase ️ (@coinbase) 7 de junho de 2023

“Como os tokens em seu estágio inicial poderiam cumprir as leis de valores mobiliários em uma base temporária, a menos e até que fossem suficientemente descentralizados?” Selkis perguntou retoricamente.

Ele prosseguiu para reconhecer o trabalho anterior da Presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Hester Pierce, que lançou uma proposta de “Porto Seguro” em fevereiro de 2020.

“Muita da linguagem que ela incluiu nessas propostas está sendo trabalhada em texto legislativo [e] isso meio que se incorporou a este novo projeto de lei.” Ele adicionou:

“Eu acho que isso é provavelmente uma melhoria de 10x em comparação com qualquer coisa que vimos até agora.”

O último projeto de lei sobre criptomoedas semelhante a chegar ao Congresso foi o Digital Commodities Consumer Protection Act, que foi introduzido em 3 de agosto para fornecer supervisão adicional sobre a indústria de criptomoedas após o colapso da FTX.

Os comentários do CEO da Messari foram respaldados por TuongVy Le, chefe de regulamentação e política na Bain Capital Crypto, que acrescentou que DAMS finalmente oferece aos emissores de tokens “um caminho para a conformidade”.

“O problema que muitos emissores de criptomoedas ou projetos de tokens enfrentam é quando você está lançando um token, você não se torna descentralizado imediatamente, certo?” disse Le.

Ótimo estar hoje com @iampaulgrewal @JBSDC @twobitidiot! @coinbase obrigado por me receber. Há muita coisa acontecendo agora, mas estamos lutando por progresso e inovação e algo melhor do que o status quo. E chegaremos lá! – em frente! https://t.co/oHGhh6wssP

— TuongVy Le ️ (@TuongvyLe12) 7 de junho de 2023

Ela explicou que os emissores de tokens “precisam de tempo para trabalhar para isso”, mas enquanto isso está em andamento, a SEC pode intervir e “iniciar uma ação de fiscalização contra você”.

Enquanto Le considerou isso como sempre tendo sido o “problema fundamental”, ela permanece esperançosa de que o DAMS possa resolvê-lo de uma vez por todas:

“Eu acho que este projeto de lei aborda isso. Ele dá aos emissores de tokens um caminho para chegar lá […] de uma maneira realmente cuidadosa.”

Paul Grewal, o principal conselheiro jurídico da Coinbase, também reconheceu os problemas que muitos emissores de tokens estão enfrentando:

“Sob a lei atual, realmente não há um caminho razoável para esses ativos que começam a vida como um título evoluírem e se envolverem em grande parte pela descentralização de uma maneira que seja reconhecida pela lei.”

Embora existam muitos detalhes a serem resolvidos, o Projeto de Discussão da Estrutura do Mercado de Ativos Digitais é um passo importante para o desenvolvimento de um regime regulatório que adote a inovação, mantenha a presença da indústria dos EUA e proteja os consumidores.

— paulgrewal.eth (@iampaulgrewal) 5 de junho de 2023

Embora muitos detalhes ainda precisem ser acertados, a versão preliminar da discussão sobre a Estrutura de Mercado de Ativos Digitais é um passo forte para o desenvolvimento de um regime regulatório que acolha a inovação, mantenha a presença da indústria dos EUA e proteja os consumidores.

O projeto de lei foi discutido à luz dos recentes processos movidos pela SEC contra as duas maiores exchanges de criptomoedas – Binance em 5 de junho e Coinbase em 6 de junho – por supostamente violarem as leis de valores mobiliários, oferecendo tokens como títulos não registrados.

A SEC agora considera pelo menos 61 criptomoedas como sendo classificadas como valores mobiliários.

Entre os tokens mais notáveis que o regulador financeiro considera serem valores mobiliários estão Binance Coin (BNB), Solana (SOL), Cardano (ADA), Polygon (MATIC) e Cosmos (ATOM).

VEJA MAIS:

Você pode gostar...