Relatório: a maior exchange europeia vai lançar futuros de criptomoeda
A Eurex, uma bolsa de derivativos operada pela Deutsche Boerse, está planejando lançar futuros em moeda digital
A bolsa de derivativos, Eurex, da Alemanha operada pela Deutsche Boerse, está planejando lançar contratos futuros vinculados a ativos digitais, informou o jornal The Block em 21 de fevereiro.
Pessoas familiarizadas com o assunto teriam dito ao Block que a Eurex está planejando lançar contratos futuros vinculados a moedas digitais como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Ripple (XRP), já tendo tido reuniões com empresas de mercado para discutir os produtos.
A Deutsche Boerse tem considerado a introdução de futuros em moeda digital desde dezembro de 2017. Um porta-voz da bolsa disse que “estamos pensando em futuros, com os quais investidores privados e investidores institucionais podem proteger os investimentos existentes em Bitcoin ou definir preços em queda da moeda cibernética”.
Em setembro de 2018, a Deutsche Boerse estabeleceu uma unidade DLT, Crypto Assets e New Market Structures, que exploraria o potencial disruptivo que a tecnologia poderia ter para a infraestrutura do mercado financeiro, bem como os novos produtos que a bolsa poderia desenvolver para melhorar suas ofertas existentes.
Fundada em 1998, a Eurex é uma bolsa internacional de derivativos operada por uma das principais bolsas de valores do mundo, a Deutsche Boerse. A Eurex Clearing supostamente administra uma reserva de garantias de 49 bilhões de euros (US$ 55,5 bilhões) e liquida operações avaliadas em 12,46 trilhões de euros a cada mês.
No mês passado, a Deutsche Boerse anunciou que estava “progredindo significativamente” em sua plataforma de empréstimo de títulos baseada em blockchain, cujo lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2019. Segundo o comunicado de imprensa da Deutsche Boerse, seis bancos até agora confirmaram seus planos de aderir à plataforma de empréstimo de títulos e iniciaram “seus processos de conectividade”.