Relatório: Criminoso financeiro supostamente revelado como figura por trás da ICO “Blockchain Terminal”
O homem por trás da ICO “Blockchain Terminal” foi expulso como um criminoso financeiro condenado que escondeu sua antiga identidade.
Este artigo foi atualizado para refletir os comentários de Ran Neuner sobre seu envolvimento no projeto.
O homem por trás da Oferta Inicial de Moedas (ICO) do “Blockchain Terminal” (BCT) foi expulso como um criminoso financeiro que escondeu sua antiga identidade de funcionários e investidores. Uma investigação sobre as circunstâncias foi publicada em 11 de dezembro no canal de notícias The Block Crypto.
O projeto BCT e sua empresa afiliada, CG Blockchain, teriam arrecadado até US $ 31 milhões em uma ICO para lançar uma versão focada em cripto do onipresente “Terminal Bloomberg” – uma ferramenta de negociação e dados financeiros altamente bem-sucedida para a empresa. setor financeiro tradicional.
De acordo com o relatório, a brilhante ferramenta de “nível institucional” da BCT para “profissionais de trading” cripto tinha um homem que operava como “Shaun MacDonald”, mas na realidade era um fraudador condenado, Boaz Manor, que havia recebido quatro ano de prisão no Canadá em 2012 por desviar US $ 106 milhões de um fundo de hedge baseado em Toronto que ele co-fundou.
O fundo canadense supostamente tinha US $ 800 milhões em ativos administrados no auge de 26.000 investidores: Manor também foi considerado culpado de usar o dinheiro de investidores para comprar 8,8 milhões de dólares em diamantes que mais tarde desapareceram.
Tendo concordado com uma proibição vitalícia da indústria de valores mobiliários, Manor-que virou MacDonald reteve sua convicção e identidade de seus colegas na BCT, alegadamente “aumentando a barba e [morrendo] de cabelo vermelho”. Enquanto formalmente designava a presidência da empresa para Bob Bonomo – ex-diretor de informações da empresa AllianceBernstein, empresa de gerenciamento de ativos de US $ 500 bilhões – MacDonald foi o principal responsável por trás do empreendimento BCT.
Embora comercializasse seu “Blockchain Terminal” de US $ 999 para fundos cripto – um “HD Terminal” de 32 polegadas com uma chave privada de hardware – a empresa teria arrecadado a maior parte de seus fundos através de uma lucrativa ICO de US $ 31 milhões para seu token BCT nativo. , lançado em setembro de 2017.
Um dos supostos investidores do projeto é o analista de cripto e apresentador do show Cryptotrader Ran Neuner, da CNBC, que tuitou seu endosso ao Blockchain Terminal em junho e que teria investido até US $ 1,3 milhão na ICO da empresa, segundo para duas fontes sem nome.
Neuner afirmou ontem que havia “perdido uma tonelada” de seu próprio dinheiro investindo na “fraude” da BCT, mas acusou o The Block de reportagens falsas “difamatórias” e mentirosamente alegando ter entrado em contato com ele para comentar a história.
Quando chegou para comentar, Neuner esclareceu para a Cointelegraph que ele investiu cerca de US $ 300 mil – não US $ 1,3 milhão – no projeto BCT. Ele explicou por e-mail que “em certo momento […] aconselhou a empresa, especificamente sobre como se infiltrar no mercado de cripto”, observando que ele ajudou a encontrar “traders de alto volume” para testar as telas.
No entanto, Neuner continuou, depois de receber uma “dica” no início do outono que MacDonald era na verdade Boaz Manor, ele o confrontou sem receber confirmação. Neuner acrescentou:
“Devido à suspeita [eu] me demiti imediatamente da assessoria e tenho trabalhado com um grupo de outros investidores desde então para reunir informações confiáveis o suficiente para ir às autoridades e relatar o projeto.
Minha investigação está em andamento.”
Além das deturpações de MacDonald, o Block informa que Bonomo “silenciosamente renunciou” da BCT no verão, após o que MacDonald se revelou como Manor para seus funcionários, e supostamente deixou de pagá-los. Com o paradeiro de Manor “incerto”, a BTC agora é rebatizada como BCT Inc. e anunciou no final de outubro que seu Terminal seria colocado à venda para o público.
Em junho, o Terminal Bloomberg anunciou que começaria a listar o índice de criptomoeda da exchange Huobi, bem como nove pares de cripto.