Relatório: Campanhas de cryptojacking crescem 29%, já ataques de ransomware 118%

A McAfee Labs observou aumentos de 29% em ataques voltados para criptomoedas e 118% em ataques de ransomware no primeiro trimestre de 2019

A empresa de segurança cibernética McAfee Labs lançou seu relatório de ameaças em agosto de 2019, que observa um aumento nos ataques de ransomware no primeiro trimestre de 2019.

Cryptojacking em ascensão

O McAfee Labs publicou seu relatório no site da empresa em 28 de agosto. De acordo com o relatório, o cryptojacking – instalando e executando um minerador de criptomoedas sem permissão do usuário – tem aumentado, com um aumento de 29% nas campanhas de cryptojacking no primeiro trimestre de 2019 Além disso, a empresa descobriu novas famílias de malware para usuários do Microsoft Windows e da Apple.

Uma desta ameaças envolvendo criptomoeda descoberta pela pesquisa foi a PsMiner – um script para minerar Monero ( XMR ) em máquinas Windows. A McAfee Labs descobriu que o PsMiner usava um comando do PowerShell para implantar sua ação direcionada para computadores Windows.

Além disso, a empresa descobriu uma família de malware que tem como alvo os usuários da Apple chamados CookieMiner . Essa variedade de malware foi projetada para minerar a criptomoeda Koto, que parece ser uma criptomoeda do Japão. O cryptojacker também rouba informações do usuário e de site acessado focado principalmente em serviços de criptomoedas como Binance, Bitstamp, Bittrex, Coinbase, MyEtherWallet e Poloniex, segundo o relatório.

Ryuk ransomware 

A McAfee Labs também informou que os ataques de ransomware aumentaram 118% no primeiro trimestre de 2019. A McAfee Labs observa que uma dessas campanhas de ransomware usou a família de malware Ryuk

 De acordo com o relatório, Ryuk estourou no início do primeiro trimestre de 2019 e começou a interromper a impressão de jornais nos Estados Unidos. A McAfee não acreditava que Ryuk fosse apoiado por um Estado-nação, argumentando que ele parecia mais semelhante a uma operação de crimes cibernéticos.

Você pode gostar...