Relatório: SEC expande a repressão às ICOs, continua a ambiguidade regulatória
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos ampliou sua repressão às ofertas iniciais de moedas (ICOs), colocando em risco “centenas” de projetos, segundo uma recente investigação conjunta do Yahoo Finance e Decrypt Media publicada em 10 de outubro.
Os autores do relatório enfatizaram que centenas de startups de cripto e blockchain que conduziram vendas simbólicas acabaram descobrindo que haviam violado as leis de valores mobiliários, apesar de seus esforços para cumprir as regulamentações. Em resposta à pressão da SEC, dezenas de empresas teriam “concordado discretamente” em reembolsar o dinheiro dos investidores e pagar multas, em vez de tentar alcançar a conformidade legal.
De acordo com as conversas do Yahoo e do Decrypt com mais de 15 fontes do setor, muitas startups que foram intimadas pela SEC não sabiam como satisfazer as demandas da comissão, e não puderam consultar outras empresas sobre como lidar com o assunto.
As fontes – que são representadas por funcionários de empresas intimadas ou seus advogados – preferiram permanecer anônimas devido a uma restrição da SEC de divulgar o problema.
Um advogado anônimo de valores mobiliários de uma empresa de alto perfil do Vale do Silício disse ao Yahoo e ao Decrypt que, enquanto “todo mundo está prendendo a respiração”, à espera de novas regras, a SEC não vai fornecê-las. De acordo com o advogado anônimo, enquanto lida com a indústria emergente, a SEC ainda aplica as “mesmas leis, os mesmos estatutos, as mesmas regras, a ações e títulos e tudo mais”.
Como relatado anteriormente pelo Cointelegraph, houve uma “cascata de incerteza”, associada à classificação simbólica existente da ICO, que apenas complica ainda mais o desenvolvimento de regulamentações desesperadamente necessárias para as ICOs.
Enquanto a grande altcoin Ethereum (ETH) foi lançada em julho de 2015, a SEC afirmou que a criptomoeda seria regulamentada como garantia apenas em junho deste ano. Apesar dos pedidos de clareza regulamentar e comentários dos legisladores de que a indústria da ICO precisa de regulamentação de “toque leve”, a SEC continua sua repressão às ICOs.
De acordo com um estudo recente da empresa de pesquisa financeira Autonomous Research, a ICO arrecadou US $ 20 bilhões desde o início de 2017, o que representa US $ 18 bilhões a mais do que no ano anterior. Com isso, mais de 80% das ICOs realizadas em 2017 foram identificadas como fraudes pela empresa de consultoria Statis Group, da ICO, em julho. Ainda assim, os EUA são classificados como o país “mais favorável” para o mercado ICO, com base no montante de recursos arrecadados pelas principais empresas do ramo.
Fonte: Cointelegraph