Relatório duvidoso afirma que Chainlink (LINK) é uma fraude gigante

Na semana passada, surgiu um relatório duvidoso sobre a LINK intitulado “A fraude do Chainlink exposta – um relatório investigativo sobre por que a Chainlink é o Wirecard da cripto”.

O relatório, publicado sob o disfarce da Zeus Capital, recomendou que era hora de diminuir posição na popular criptomoeda. No entanto, parece que o relatório não passava de uma fraude.

Membros da comunidade Chainlink apresentaram evidências que apontam para o operador de CeFi Nexo. Neste artigo, exploraremos a linha do tempo da desinformação e como ela está impactando a criptografia.

Isenção de responsabilidade: detalhes ainda estão incompletos e novas informações continuam aparecendo. Se você encontrar novas evidências que ajudem a esclarecer essa história de alguma forma, entre em contato com o autor no Twitter.

O relatório infame

Na semana passada, a Link rompeu topos anteriores e entrou em um novo território de descoberta de preços. A criptomoeda passou de cerca de US $ 4,5 no início de julho para uma alta histórica de US $ 8,80 em duas semanas, de acordo com a Coinmarketcap.

Evolution of the Link price during July 2020. | Source: Coinmarketcap.com

Pouco antes disso, o relatório de 59 páginas apareceu. O relatório foi entregue por e-mail primeiro a centenas de pessoas e, em seguida, em um site dedicado dedicado , Reddit e Publish0x . No momento da redação, ele foi excluído de todos eles.

O relatório ainda está ativo em “www.zeus-capital.com”. Esteja ciente de que este site está se passando por outra empresa. Navegue por sua conta e risco. O relatório afirma ter vindo da Zeus Capital, uma empresa de pesquisa e gestão de ativos com sede no Reino Unido.

No entanto, depois que muitos usuários tentaram entrar em contato com a Zeus Capital, a empresa declarou que não sabia nada sobre o referido relatório, pois “nem sequer trabalha com criptomoeda”. O site da empresa legítima está localizado em www.zeuscapital.co.uk .

O FUD final do Chainlink

O relatório critica esmagadoramente tudo o que está relacionado à LINK, acusando sua liderança de depositar seus tokens em investidores de varejo. Alega ainda que não há razões técnicas para sustentar o preço atual e que seu preço justo deve ser de apenas US $ 0,07.

Além da suposta pesquisa, o relatório recomenda abertamente que os leitores vendam a cripto de alta velocidade:

“Acreditamos que o castelo de cartas está prestes a entrar em colapso à medida que as atividades operacionais na rede estão diminuindo, o pool de clientes em potencial é rapidamente esgotado e a comunidade de cripto está percebendo quem é o tolo na mesa … de acordo com nossas descobertas, abrimos uma posição vendida em LINK e recomendamos que você faça o mesmo com um preço-alvo de US $ 0,07 e um aumento potencial de quase 100%.”

A primeira bandeira vermelha, apontada por muitos usuários, foi a qualidade do próprio relatório. Vários usuários do Twitter disseram que receberam o relatório por e-mail da Zeus Capital, sem ter nenhum conhecimento prévio da empresa.

Sem almoços grátis

À primeira vista, o relatório passa por um documento bem pesquisado, usando citações, gráficos e boas práticas de design. É estranho que uma empresa de pesquisa divulgue esse tipo de relatório gratuitamente.

The report argues that LINK should trade at $0.07 | Source: zeus-capital.com.

Espalhar o medo, a incerteza e a dúvida são uma das táticas mais antigas na manipulação do mercado. Normalmente, isso é feito para motivar os vendedores a pular a bordo e interromper a alta imediata dos preços, possibilitando a compra barata posteriormente.

Ultimamente, a Chainlink tem sido um dos ativos de cripto com melhor desempenho e possui uma forte comunidade com fé no projeto. Foi apenas uma questão de tempo até que alguém testasse essa fé.

Encadeando as migalhas de pão

Os membros da comunidade Chainlink e outros usuários de cripto decidiram imediatamente aprofundar-se neste relatório. A primeira pista surgiu quando um usuário descobriu um link interno com defeito no índice.

O link deve ajudar os leitores a se moverem dentro do relatório, mas não funciona. Em vez disso, ele aponta para um diretório de arquivos de um usuário chamado “Simeon”.

The first red flag | Source: zeus-capital.com.

A segunda pista veio do código fonte do próprio zeus-capital.com, onde o relatório ainda está acessível. Lembre-se de que este site está representando a verdadeira Zeus Capital. Ao inspecionar o site, um usuário detectou que o formulário de contato por email usa Typeform.

Curiosamente, o Typeform contém várias referências ao “nexofinance”, um operador de finanças centralizadas (CeFi). Essa é a mesma conta do Typeform que o Nexo usa em seu próprio site.

The Nexo.io source code | Source: Nexo.io
Source: zeus-capital.com

A terceira pista surgiu quando alguns usuários apontaram que o chefe de pesquisa de ativos digitais da Nexo é Simeon Rusanov. Simeon foi posteriormente invadido por membros da comunidade LINK e fechou temporariamente seus perfis do LinkedIn e do Twitter, que foram reabertos desde então.

Para alguns, isso pode não ser uma evidência suficientemente forte. Para outros, é mais do que apenas uma coincidência.

Procurando por clareza? Siga o dinheiro

Quando uma história parece complicada demais, é sempre bom voltar ao básico: siga o dinheiro. No dia 8 de julho, poucos dias antes do início do escândalo, a Nexo anunciou uma parceria com a LINK. A partir de 9 de julho, os empréstimos da LINK estavam ativos na plataforma Nexo.

Dias depois, quando o preço da LINK ficou parabólico, a Nexo twittou novamente. Desta vez, eles meio que alegaram que pelo menos parte do rali era devido à nova parceria. Embora seja difícil provar quais fatores contribuíram para o último movimento otimista da LINK, não há uma maneira real de provar isso.

Outro usuário do Twitter, que provavelmente é membro da comunidade LINK, apontou que a Nexo Finance emprestou 350.000 LINK da Aave.

Essa transação ocorreu quase no mesmo momento em que o agora infame relatório foi publicado. Tem sido objeto de muito debate se esses 350.000 LINK foram, de fato, usados ​​para vendê-la.

350,000 LINK making their way from Aave to Nexo. | Source: Etherscan

Se o objetivo do relatório fosse causar uma queda no preço da LINK, seria uma estratégia lógica emprestá-lo primeiro para vender.

O lado da história da Nexo

Os defensores da LINK estão compreensivelmente bastante zangados com a Nexo agora. Alguns até estão reunindo evidências para denunciar a Nexo à SEC, Europol e às autoridades financeiras da Estônia.

Antoni Trenchev, co-fundador e sócio-gerente da Nexo, enviou recentemente uma declaração via Telegram. Ele alegou:

“A Nexo não tem nada a ver com isso e seu autor está tentando insinuar essa conexão através de material de bandeira falsa que a Nexo está de alguma forma envolvido. “

Ele afirma que há uma relação cordial entre Nexo e Chainlink e defende Simeon Rusanov, que, segundo ele, sofreu ataques às mídias sociais. Mais informações nas seguintes capturas de tela:

 antoni trenchev estatement 2 beincrypto tony toro

 antoni trenchev estatement 3 beincrypto tony toro

Trenchev termina dizendo que a Nexo está contratando uma equipe forense e investigadores profissionais para expor os autores desse ataque.

Quando o FUD terminará?

Toda a situação cheira mal, para dizer o mínimo. Em algum lugar, alguém tinha um interesse particular em interromper o surgimento do LINK ou pelo menos colocar dúvidas sobre o projeto.

Antoni Trenchev afirma que alguém está enquadrando Nexo e Simeon Rusanov. Ele ainda não se pronunciou sobre o motivo pelo qual a Nexo pediu emprestado 350.000 LINK da Aave após o anúncio da parceria.

Alguns usuários relatam no Twitter que foram banidos do telegrama da Nexo por discutir a questão, que é uma contradição à declaração de Trenchev:

“Agradecemos o pensamento crítico e o direito de qualquer pessoa expressar suas preocupações.”

Há muitas perguntas que ainda não conseguimos responder. Quem está por trás do relatório fraudulento? É a Nexo? Foi um trabalho interno? Alguém está tentando enquadrar a Nexo? Talvez alguém queira assistir parte do mundo cripto queimar e desacreditar a Nexo e a LINK ao mesmo tempo.

De qualquer maneira, a história continua a se desenrolar. Se os membros da comunidade do LINK seguirem em frente com ‘evidências’ às autoridades, sem dúvida ouviremos muito mais sobre isso nas próximas semanas.

O artigo Relatório duvidoso afirma que Chainlink (LINK) é uma fraude gigante foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...