2024 foi o ano das memecoins, segundo pesquisa da Binance
As memecoins como fenômeno cresceram dramaticamente no espaço este ano, com 75% de todos os projetos lançados em 2024. A Binance Research divulgou um relatório exclusivo analisando essa tendência de mercado.
O estudo adota uma visão cética sobre a capacidade inovadora das memecoins, mas reconhece seu amplo apelo e capacidade de fomentar comunidade.
2024: ano das memecoins
A Binance Research publicou um novo relatório sobre a indústria cripto, compartilhado exclusivamente com o BeInCrypto. Com base em seu histórico de análise de setores em crescimento, os analistas realizaram um estudo abrangente sobre memecoin. Embora elas existam há uma década, começando com a Dogecoin, sua popularidade disparou significativamente em 2024.
Leia mais: As melhores memecoins na blockchain BASE em 2024
Na verdade, segundo o relatório, as memecoins são, antes de tudo, produto de tendências econômicas mais amplas. A Binance Research analisou vários fatores específicos do espaço, mas continuou voltando a estatísticas como a oferta global de dinheiro e as taxas de inflação. Acima de tudo, esses ativos existem em um clima de crescente precariedade, e muitos usuários esperam lucrar rapidamente.
Em muitos aspectos, as memecoins tentam incorporar os princípios fundamentais da indústria de cripto – justiça, transparência, descentralização. De outras formas, elas revelam um lado diferente da indústria, demonstrando uma priorização distinta do lucro financeiro e menos foco no avanço tecnológico, afirmou o estudo.
Como regra, as moedas têm uma reputação de alto risco e grandes ganhos de curto prazo. Desenvolvedores de blockchain qualificados têm pouco incentivo para se juntar à maioria dos projetos; assim, a maioria dessas moedas não inova significativamente. A taxa de novos tokens subiu astronomicamente, e 97% deles falham. Além disso, as memecoins são um vetor comum para esquemas de pump and dump.
Contudo, esses projetos têm um apelo único apesar das desvantagens. A Binance Research resume esse apelo em uma palavra: comunidade. As memecoins geralmente têm uma barreira de entrada mais baixa do que outros projetos de tokens e crescem rapidamente por meio do boca a boca. Investidores novatos podem se juntar aos projetos em seu início e sentir um senso de participação e empolgação.
Leia mais: Como identificar e avaliar o potencial de uma memecoin?
Em última análise, porém, o relatório se posiciona do lado do ceticismo em relação às memecoins. Questiona se sua ascensão é causada por um senso de “niilismo financeiro”, entre as gerações mais jovens, afirmando que elas “inevitavelmente levarão a ineficiências”, ainda assim, nesta indústria de ideias técnicas sofisticadas, é importante oferecer narrativas de pertencimento aos usuários inexperientes.
Percepções valiosas podem ser obtidas do fenômeno das memecoins, particularmente nas áreas de construção de comunidade e lançamentos justos de tokens. A ascensão das memecoins é uma demonstração convincente da capacidade da tecnologia blockchain de unir indivíduos globalmente e fomentar comunidades orgânicas em torno de ativos tokenizados, concluiu o relatório.
O artigo 2024 foi o ano das memecoins, segundo pesquisa da Binance foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.