Reino Unido prende cofundadores de exchange cripto por operações ilícitas
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA), em colaboração com o Serviço de Polícia Metropolitana, prendeu dois cofundadores de uma exchange de criptomoedas. Eles são suspeitos de operar um negócio não registrado que lidava com mais de £ 1 bilhão (aproximadamente US$ 1,26 bilhão) em ativos de cripto.
Essa operação destaca os esforços para combater as transações ilícitas no setor de criptografia.
FCA do Reino Unido investiga indivíduos não identificados
As autoridades realizaram inspeções detalhadas nas instalações comerciais ligadas aos suspeitos, de 38 e 44 anos. Os investigadores também fizeram buscas em duas propriedades residenciais em Londres, apreendendo vários dispositivos digitais.
Após essas ações, os dois indivíduos foram interrogados e, posteriormente, liberados sob fiança. No entanto, a FCA não compartilhou informações sobre os nomes dos indivíduos ou de suas empresas. Desse modo, a investigação em andamento enfatiza a complexidade do caso.
No Reino Unido, as exchanges de criptomoedas devem se registrar na FCA e aderir aos regulamentos de combate à lavagem de dinheiro do país. Essa exigência evita, por exemplo, que o mercado cripto se torne um canal para atividades ilícitas.
Therese Chambers, Diretora Executiva de Fiscalização e Supervisão de Mercado da FCA, reforçou a dedicação da agência..
“A FCA tem um papel importante a desempenhar para manter o dinheiro sujo fora do sistema financeiro do Reino Unido. Essas prisões mostram que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para impedir que as empresas de cripto operem ilegalmente no Reino Unido”, disse Chambers.
Além disso, esse incidente não é a primeira ação da FCA contra a não conformidade cripto. Em outubro de 2023, a agência impôs uma multa de US$ 7,8 milhões à ADM Investor Services International. Essa corretora de commodities sediada na cidade de Nova York foi penalizada por não cumprir os padrões de combate à lavagem de dinheiro.
Desde outubro, a FCA intensificou sua estrutura regulatória, especialmente em relação ao marketing cripto. Qualquer empresa que promova criptoativos para clientes do Reino Unido sem aderir às novas diretrizes enfrentará penalidades severas.
Essas penalidades incluem multas ilimitadas ou prisão por até dois anos. De acordo com essas regulamentações, a FCA também forneceu exemplos em seu site ilustrando práticas boas e ruins em preparação para a aplicação dessas regras de marketing.
O artigo Reino Unido prende cofundadores de exchange cripto por operações ilícitas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.