Reguladores sauditas advertem contra o comércio de criptomoedas, citando “altos riscos de mercado”

Um comitê governamental do Reino da Arábia Saudita alertou o público que o comércio de moedas digitais é ilegal no país, de acordo com um anúncio feito em 12 de agosto pela Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA). A advertência foi emitida pelo Comitê Permanente para Conscientização sobre Negociação de Atividades de Títulos Não Autorizadas nos Mercados de Câmbio.

O comitê permanente foi estabelecido por decreto supremo dirigido pela Autoridade do Mercado de Capitais (CMA), e contém ministérios como o Ministério de Mídia, Ministério de Comércio e Investimento, SAMA e o Ministério do Interior.

Segundo o comunicado, as moedas digitais não são reconhecidas pelo governo e nenhuma entidade está licenciada para lidar com elas. Na advertência, o comitê observa “altos riscos” e “consequências negativas” associadas à troca de moeda virtual e insta o público a não cair nos chamados “esquemas de enriquecimento”, pois implicam em “altos riscos regulatórios, de segurança e de mercado”. . ”A declaração não menciona as penalidades para aqueles encontrados negociando criptomoedas.

Embora a Arábia Saudita não reconheça as criptomoedas, o país adotou os benefícios da tecnologia de contabilidade distribuída em vários campos. No mês passado, o município de Riad estabeleceu uma parceria com a IBM para desenvolver conjuntamente uma estratégia para simplificar os serviços e transações governamentais usando a tecnologia blockchain. A mudança foi feita para melhorar a qualidade dos serviços municipais para os clientes e integrar as principais tecnologias em serviços como parte do programa Saudi Vision 2030.

O programa Saudi Vision foi originalmente introduzido em 2016 pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman e é dedicado ao desenvolvimento econômico e à diversificação da economia do país. Além de priorizar tecnologias inovadoras como blockchain, o programa visa desenvolver setores como infraestrutura, saúde, turismo, educação, além de gastos e fabricação militares.

Em fevereiro, a SAMA e a Ripple anunciaram um acordo para fornecer suporte à tecnologia de pagamentos transnacionais da Ripple aos bancos no Reino da Arábia Saudita. As duas partes criaram um programa piloto para apoiar os bancos sauditas no uso do xCurrent, a solução de software corporativo da Ripple que permite que os bancos liquidem instantaneamente pagamentos internacionais com rastreamento de ponta a ponta.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...