Reguladores da União Europeia emitem alerta sobre riscos de criptomoedas
Os Sistemas de Segurança da União Europeia para títulos, bancos e seguros emitiram um aviso coletivo de que os consumidores podem perder todo o seu dinheiro investido em ativos cripto.
“Os consumidores enfrentam a possibilidade real de perder todo o dinheiro investido se comprarem esses ativos”, disseram as três autoridades.
Bitcoin e Ethereum que representam 60% do mercado, que agora incluí até 17.000 ativos cripto, de acordo com os reguladores, que acreditam nos consumidores como não cientes dos riscos associados a eles.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
“Os consumidores devem estar atentos aos riscos de anúncios enganosos, inclusive via mídia social e influenciadores”, diz o comunicado.
“Os consumidores devem ser particularmente cautelosos com os retornos rápidos ou altos prometidos, especialmente aqueles que parecem bons demais para serem verdadeiros.”
Os consumidores também devem estar atentos ao impacto ambiental causado pelo alto consumo de energia da produção de alguns ativos.
Autoridades na Europa começam a proibir anúncios cripto
À medida em que as autoridades da UE alertam os consumidores sobre anúncios enganosos para ativos cripto, outros tomaram medidas mais drásticas.
No início deste ano, a Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido (ASA) baniu dois anúncios de Crypto.com. A ASA alegou que ambos os anúncios da Crypto.com “eram enganosos porque não ilustravam o risco do investimento” e “eram irresponsáveis e se aproveitavam da inexperiência ou credibilidade dos consumidores”.
A Crypto.com respondeu removendo os anúncios e observando que eles foram feitos para enfatizar a “velocidade com que os usuários poderiam comprar criptomoedas em sua plataforma”.
Em 2021, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido começou a pressionar as plataformas sociais para conter a publicidade cripto enganosa. Então, no início de 2022, começou a investigar 50 empresas relacionadas a criptomoedas, incluindo algumas investigações criminais.
Enquanto isso, a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) também emitiu diretrizes que restringem a promoção de serviços de negociação de criptomoedas para o público em geral.
“O MAS incentiva fortemente o desenvolvimento da tecnologia blockchain e a aplicação inovadora de tokens em casos de uso de valor agregado”, disse o diretor-gerente do MAS Assistente, Loo Siew Yee. “Mas a negociação de criptomoedas é altamente arriscada e não é adequada para o público em geral.”
O artigo Reguladores da União Europeia emitem alerta sobre riscos de criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.