Regulador britânico sobre criptoativos: “há usos promissores”
O presidente da Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido fez um discurso sobre a regulamentação de criptoativos, incluindo os riscos e benefícios desses ativos.
Na segunda-feira (6) o chefe do regulador financeiro do Reino Unido fez um discurso chamado “Os riscos da regulamentação de tokens.”
A fala foca na situação atual da regulamentação de tokens no Reino Unido, os riscos e benefícios da regulamentação e o papel da FCA. No entanto, o discurso começa com um exemplo a brincadeira que Kim Kardashian fez no Instagram envolvendo cripto. O presidente usa isso como um exemplo de golpe com criptoativos.
Ele também diz que atualmente existem limitações sobre o papel da FCA. O regulador trata apenas de exchanges para fins de combate à lavagem de dinheiro. Muito do que antecedeu as conversa em torno da regulamentação do mercado cripto foi sobre a proteção dos consumidores como o objetivo final do regulador.
“Vamos perseguir nosso objetivo de proteção ao consumidor ao limitar os danos. É por isso que, no ano passado, proibimos a venda de cripto-derivados para consumidores de varejo. ”
Por enquanto, o Reino Unido está sem regulamentos gerais sobre a emissão ou permissão de tokens especulativos. O presidente chega a dizer que qualquer regulamentação adicional validaria as criptomoedas como investimento. “O envolvimento da FCA lhes dará um ‘efeito halo’ que aumenta expectativas irrealistas de proteção ao consumidor?”.
De acordo com o regulador, a FCA não autoriza negócios que não possam explicar os fundamentos da organização e das operações. Em outras palavras: quem está no comando. Isso deixa a situação confusa para as exchanges descentralizadas (DEX) e outros projetos DeFi.
Benefícios da regulamentação de criptoativos
Apesar dos debates sobre fraudes e falta de clareza na indústria cripto, o presidente mencionou alguns aspectos positivos. Principalmente, encontrada na tecnologia subjacente aos criptoativos e à sua eficiência de pagamento. As stablecoins receberam elogios específicos.
“Existem casos de uso promissores para pagamentos de varejo e atacado, particularmente pagamentos de varejo transfronteiriços, onde os custos podem ser altos para algumas das pessoas mais excluídas financeiramente em nossa sociedade.”
No momento, o presidente afirma que os reguladores do Reino Unido têm capacidade para agir de duas maneiras. Promovendo ativos cripto e impedindo a disseminação de negócios não regulamentados ao trabalhar com as instituições que são regulamentadas.
O Reino Unido está de olho no mercado cripto. Na semana passada, a exchange de criptoativos Coinpass recebeu a aprovação oficial da FCA. No entanto, se os reguladores continuarem com sua postura hesitante, apesar das boas intenções, as empresas do setor cripto do Reino Unido podem sofrer. Algumas empresas já encerraram suas operações em meio a proibições e regulamentações.
Por fim, a FCA afirma: “Uma boa regulamentação financeira apoia a inovação, a produtividade e o crescimento econômico”. Os reguladores esperam um equilíbrio que beneficie todas as partes.
O artigo Regulador britânico sobre criptoativos: “há usos promissores” foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.