Regulador dos EUA multa e interrompe as atividades do emissor fraudulento de Tomahawkcoin
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission – SEC) anunciou em uma ordem na quarta-feira, 14 de agosto, que barrou e multou o criador da Tomahawkcoin por uma oferta fraudulenta de moeda inicial (ICO).
O Tomahawkcoin, que David T. Laurance administrou como um símbolo por meio de sua correspondente empresa Tomahawk Exploration LLC, não conseguiu captar recursos através de uma ICO em 2017.
Tendo emitido tokens através de um “Programa de Recompensas em troca de serviços promocionais”, Laurance, que tem um histórico anterior de fraude de valores mobiliários, novamente “violou as disposições de registro e antifraude das leis federais de valores mobiliários”.
“Os investidores devem estar atentos ao risco de fraudes da velha escola, como esquemas de petróleo e gás, mascaradas como ICOs inovadoras baseadas em blockchain”, comentou Robert A. Cohen, chefe da Unidade Cibernética do regulador sobre o caso.
Tomahawk apresentou aos investidores planos especiosos para perfurar petróleo na Califórnia, erroneamente alegando que tinha o direito de fazê-lo.
“O pedido da SEC conclui que os materiais promocionais dos acusados usaram projeções infladas de produção de petróleo que foram contraditas pela própria análise interna da empresa e sugeriram erroneamente que a Tomahawk possuía arrendamentos para locais de perfuração quando isso não aconteceu”, continua o pedido.
“…O pedido também conclui que a Tomahawk alegou que os donos de tokens seriam capazes de converter os Tomahawkcoins em ações e potencialmente lucrar com a produção antecipada de petróleo e o comércio secundário dos tokens.”
Laurance consentiu com um bar permanente de dirigentes e diretores e uma barra de ações da SEC, junto com uma multa de US $ 30 mil.
O episódio acontece na medida em que os órgãos reguladores dos EUA continuam com uma grande variedade de ofertas de ICO para garantir sua conformidade com os estatutos regulatórios. Em maio, a SEC lançou uma simulação da ICO para aumentar a conscientização sobre os sinais de alerta mais comuns dos golpes da ICO.
No mês passado, um estudo preparado pela empresa de consultoria ICO Statis Group descobriu que mais de 80% das ICOs em 2017 eram fraudes. Segundo a pesquisa, “mais de 70% do financiamento da ICO (em $ volume) até hoje foi para projetos de maior qualidade, embora mais de 80% dos projetos (por # ação) tenham sido identificados como fraudes”.
Fonte: Cointelegraph