Registro de domínios do Ethereum prestes a bater recorde de uso
O Ethereum Name Service (ENS) está tendo um mês recorde graças a novos registros, renovações, aumento de receitas e taxas mais baixas.
O desenvolvedor líder Nick Johnson tuitou que novos registros de nomes de domínio Ethereum devem quebrar recorde até o final do mês.
”Maio é agora o mês de recordes históricos para cada métrica de ENS que rastreamos – registros, renovações e receita (ETH e USD). E ainda falta uma semana de maio”, disse.
Os nomes de domínio Ethereum, semelhantes aos endereços de sites na Web 2.0, foram introduzidos na Web3 pelo protocolo ENS, fundado em 2017. Cada nome de domínio é essencialmente um token não fungível (NFT) que termina com .eth, cunhado na blockchain Ethereum, que pode funcionar como um endereço de carteira, um endereço de site descentralizado ou um hash criptográfico. Os nomes de domínio também podem ser negociados em mercados secundários como o OpenSea.
Taxas do Ethereum desempenham um papel importante nos novos registros
Um dos principais atrativos dos domínios do ENS é o potencial de pertencer a uma comunidade compartilhada sem ter que se conformar a uma estrutura organizacional predeterminada, disse Jonson. “O ENS atingiu uma massa crítica de conscientização e adoção; a maioria das carteiras suporta nomes ENS, então o fator de usabilidade é significativo”.
Como qualquer nome de domínio na Web 2.0, uma taxa deve ser paga em intervalos regulares após o registro inicial para manter a propriedade do domínio. Essas taxas são denominadas em USD, mas as taxas de gás também devem ser pagas. Johnson acredita que as baixas taxas de gás são a razão por trás de 304.698 novos registros e 13.260 renovações vistas este mês.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
“Você pode registrar um nome ENS com mais de 5 caracteres por um ano por US $ 5 – altas taxas de gás podem elevar demais o custo, então os preços do gás têm um grande impacto na acessibilidade dos nomes ENS”, acrescentou Johnson.
O interesse pelos domínios ENS vem crescendo desde abril, quando clubes sociais como o 10k Club, formado por proprietários de domínios ENS numerados entre 0-9999, começaram a ganhar atenção. Tanto os novos registros quanto às renovações quase dobraram desde então.
As receitas recordes da ENS, juntamente com uma desaceleração do mercado, desencadearam planos na organização autônoma descentralizada (DAO) da ENS para guardar fundos para o desenvolvimento contínuo. Johnson disse que a receita prevista para financiar o desenvolvimento e a manutenção “para o futuro indefinido” ajudaria o projeto a enfrentar a volatilidade do mercado.
O artigo Registro de domínios do Ethereum prestes a bater recorde de uso foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.