Usuários do Reddit acusam Amex de patrocinar tuítes anti-cripto, mas acusações são inconclusivas

Cointelegraph investiga as alegações de usuários do Reddit de que a American Express patrocinou conteúdo cético sobre cripto no Twitter.

Usuários do Reddit alegam que a American Express (Amex) patrocinou conteúdo cético sobre cripto no Twitter, de acordo com um fórum popular aberto na terça-feira, 16 de outubro.

O tuíte em questão teria circulado pela rede Twitter “TicToc”, da Bloomberg, em 11 de outubro, e foi republicado como uma captura de tela do Redditor u / Alexsayzz, intitulado “Propaganda anti-cripto promovida pela American Express”, que teve 4.100 votos positivos e extraídos 437 comentários até o momento.

Como indica a captura de tela abaixo, o tuíte parece ter as marcas de um post promovido e é registrado como tendo 42.000 visualizações no momento em que a captura de tela foi tirada.

 

O tuíte alegadamente patrocinado pela AMEx postado no feed do Twitter “TicToc” da Bloomberg. Fonte: tópico no Reddit, usuário: u/Alexsayzz

O tuíte alegadamente patrocinado contém um artigo multimídia — referindo-se a “estimativas” da equipe de pesquisa da indústria de energia da Bloomberg, a Bloomberg NEF — que afirma que a indústria de cripto “está usando mais energia do que todos os veículos elétricos do mundo”.

O tuíte joga com a noção de que a alta quantidade de energia necessária para impulsionar a mineração de criptomoedas como o Bitcoin (BTC) é o “calcanhar de Aquiles” da moeda — um argumento de longa data, embora frequentemente contestado.

Intitulada “Custos ocultos de cripto”, a obra abrange o controverso processo de mineração de Bitcoin (BTC), que é intensivo em energia. Ele enquadra duas entrevistas com figuras do espaço blockchain, que dão suas visões opostas quanto aos benefícios de usar energia limpa para abastecer a mineração de cripto.

A alegada promoção do tuíte por um importante jogador da indústria de pagamentos por cartão como Amex foi criticada pelos contribuintes do segmento, que vêem a posição da Amex como estando em concorrência direta com o emergente setor de criptomoeda e, portanto, como tendo um interesse promoção de conteúdo cético sobre cripto.

A investigação da Cointelegraph sobre as alegações do Reddit não levou ao conteúdo supostamente patrocinado pela Amex. Um tuíte contendo o mesmo artigo multimídia ainda pode ser encontrado no feed de TicToc aqui, com data de 10 de outubro, mas sem o “promovido pela American Express” incluído.

No entanto, uma fonte anônima no Twitter confirmou em correspondência privada com a Cointelegraph que o tuíte  em questão foi realmente promovido por algum período, embora eles não pudessem identificar o patrocinador.

Para confirmar se o tuíte era de fato um conteúdo promovido pela Amex, a Cointelegraph usou uma ferramenta do Twitter que permite os usuários buscar tuítes que tenham sido promovidos por uma conta específica. No entanto, inserir TicToc ou Amex não achou o tuíte relevante.

No momento desta publicação, a Amex não respondeu ao pedido de comentários da Cointelegraph.

Embora o alegado patrocinador do tuíte não possa ser confirmado pela própria plataforma pelos métodos da Cointelegraph até o momento, ainda é possível que o tuíte em questão tenha sido excluído ou que a ferramenta de transparência do Twitter para o conteúdo promovido não seja confiável e não recupere de forma abrangente todos os tuítes .

Outra possibilidade é que a imagem do Redditor foi fabricada para criar a falsa impressão de que a Amex esteve envolvida na promoção de material anti-cripto, numa tentativa de anular a concorrência do setor emergente.

Em junho, a falha temporária do serviço de transações da Visa na Europa – um concorrente da MasterCard – destacou a funcionalidade de 99,98% da rede descentralizada da Bitcoin desde sua criação em 3 de janeiro de 2009.

Criptomoedas e publicidade geraram controvérsia no passado, principalmente com a proibição dos gigantes da tecnologia em publicidade relacionada à cripto. Google, Facebook e Twitter já proibiram anúncios de cripto no passado, embora o Facebook tenha, desde então, revertido sua proibição de anúncios para empresas de cripto pré-aprovadas, mantendo a proibição da propaganda da Oferta Inicial de Moedas (ICO); O Google tomou uma decisão similhante há algumas semanas.

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