Protocolos de ativos do mundo real superam DeFi blue chips devido à onda de tokenização
As empresas de finanças tradicionais estão aumentando seu envolvimento com protocolos de ativos do mundo real baseados em Ethereum, resultando em RWAs superando os DeFi blue chips.
Os protocolos de ativos do mundo real (RWA) tornaram-se uma tendência quente nos círculos de finanças descentralizadas (DeFi).
Um protocolo RWA é um aplicativo descentralizado que permite que entidades tokenizem e negociem ativos do mundo real. Esses ativos variam de ações e títulos do governo a imóveis e commodities. Eles também são conhecidos como protocolos de tokenização de ativos.
O DeFi oferece certas vantagens sobre o TradFi, tornando os contratos inteligentes transparentes e permitindo um amplo grau de financeirização dos ativos, tornando-os divisíveis, transferíveis e negociáveis em plataformas descentralizadas.
Os principais protocolos de empréstimos sem garantia para instituições, TrueFi e Maple, aumentaram 26,6% e 117,8%, respectivamente, em 2023. Centrifuge, uma plataforma de tokenização de ativos do mundo real, aumentou 32% no acumulado do ano.
Em comparação, os ganhos registrados pelo índice de pulso DeFi no mesmo período foram de 13%. O índice de tokens blue-chip DeFi da Glassnode perdeu 7% desde o início do ano.
Dados recentes de Nansen descobriram que os tokens de governança dos protocolos RWA aumentaram significativamente em janeiro e abril, graças ao crescente interesse neles.
Anteriormente, os especialistas sugeriram que muitos veteranos do DeFi já estavam implementando estratégias baseadas em RWA , mas que a falta de RWA suficiente na cadeia estava prejudicando o desenvolvimento do ecossistema.
Isso está mudando devido ao aumento da tokenização de ativos do mundo real.
O interesse da TradFi impulsiona a atividade de RWA
O principal protocolo RWA por valor total bloqueado, Ondo Finance, é uma plataforma DeFi que permite que os detentores de stablecoin invistam diretamente em fundos negociados em bolsa gerenciados por gerentes de ativos de primeira linha, como BlackRock e Pimco. Títulos dos Estados Unidos de mais de US$ 100 milhões foram emitidos via Ondo, segundo dados da DefiLlama.
Goldman Sachs, Microsoft e Deloitte estão de olho na tokenização de ativos digitais em parceria com a startup de blockchain Digital Asset. A gigante de tecnologia alemã Siemens emitiu um título digital em uma blockchain pública no valor de US$ 64 milhões em fevereiro de 2023.
Os ativos RWA representam 25% da maior stablecoin descentralizada Dai (DAI) colateral, tendo subido de zero antes do início do ano.
O MakerDAO, a organização autônoma descentralizada liderada pela comunidade, aprovou a conversão de stablecoins centralizadas como USD Coin (USDC) aos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. O DAO aceita títulos e commodities governamentais e corporativos tokenizados como garantia para a cunhagem de DAI.
Até agora, os protocolos do mercado de dívida como Maple Finance, TrueFi, Goldfinch e Clearpool lideraram a ação de preço e a atividade entre os protocolos RWA. Esses protocolos permitem empréstimos sem garantia para instituições.
Alguns dos protocolos RWA mais bem classificados por valor total bloqueado, como Ondo Finance, MatrixDock e RealT, não possuem um token de governança anexado a eles. No entanto, esses protocolos atraíram o uso graças às chances de um possível airdrop no futuro.
Notavelmente, os protocolos de empréstimos não garantidos carregam o risco de inadimplência da dívida. O colapso da FTX levou a uma queda significativa no preço da Maple Finance e levou o protocolo à beira da insolvência.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA também devem cair quando o Fed começar a cortar sua taxa básica de juros, o que pode tornar esses ativos menos atraentes.
No entanto, é encorajador ver a crescente tokenização de ativos do mundo real e sua financeirização por meio de DeFi finalmente ganhando impulso positivo à medida que ganham apoio institucional.
Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.
Este artigo é para fins de informação geral e não pretende ser e não deve ser considerado um conselho legal ou de investimento. As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são exclusivas do autor e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph.