Real digital pode ter primeira versão lançada nesta quinta
Rumores divulgados por um especialista em tecnologia apontam que o Real digital pode ter sua primeira versão lançada nesta quinta-feira (20), quando o Banco Central do Brasil deve apresentar a solução.
Ainda não está claro como será a divulgação da nova moeda aos brasileiros, visto que o Lift Challenge, que pesquisa sobre a tecnologia, ainda está em desenvolvimento.
Assim, a execução dos projetos ligados ao real digital por empresas, que começaram no início de setembro de 2022 e vai até fevereiro de 2023, ainda não devem ter um produto final.
Especialista diz que Real digital terá primeira versão lançada nesta quinta
Em sua coluna sobre tecnologia na Folha de São Paulo, o especialista Ronaldo Lemos disse que na próxima quinta o Real digital terá sua primeira versão lançada pelo BCB.
De acordo com ele, um dos membros das empresas que estão no Lift lhe revelou em um evento no exterior que as primeiras emissões ocorrem no dia 20 de outubro, um marco para o desenvolvimento do projeto.
Isso porque, nos últimos meses o Banco Central do Brasil enfrentou desconfianças quanto ao projeto. Um dos problemas foi a greve de servidores do Bacen, que atrasou a pesquisa e desenvolvimento do projeto.
Vale lembrar que o Brasil é um país de dimensões continentais, do qual ainda há uma boa parte da população sem acesso a serviços bancários.
Após vários esclarecimentos e audiência pública no Congresso Nacional, tudo caminha para que o projeto siga sendo desenvolvido e testes deverão ser comuns nessa etapa.
Banco Central do Brasil diz que sua moeda é reserva de valor
Após os rumores sobre o lançamento virem ao público, o Banco Central do Brasil, por meio de sua página no Facebook, divulgou alguns detalhes sobre a tecnologia.
Segundo a autarquia, o readl digital será uma nova forma de representação da moeda em espécie, que dará aos brasileiros um acesso à nova economia digital.
Além disso, o BC disse que o real digital seria uma moeda de “reserva de valor – mantém seu valor ao longo do tempo”, apesar da desvalorização extrema da moeda desde sua criação, ocasionada pela inflação no país.
De qualquer forma, os brasileiros aguardam para utilizar a moeda digital, com planos indicando que em 2024 isso já será possível.
Fonte: Livecoins
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.