Ransomware passa a pedir Monero ao invés de Bitcoin
Desde a criação das criptomoedas, ataques hackers tem optado pelo uso dos ativos digitais como forma de gerar renda. O Bitcoin sempre foi um dos principais focos, no entanto, grupos hackers estão trocando o Bitcoin pela Monero (XMR) para evitar que os pagamentos por ataques sejam rastreados.
A informação vem direto de um dos grupos mais infames do meio cibernético, os desenvolvedores do Sodinokibi Ransomware. De acordo com um relatório publicado pelo Bleeping Computer.
A mudança faz muito sentido quando analisamos o quanto o Bitcoin é realmente rastreável. Ser confidencial é uma das qualidades mais repetidas sobre a moeda digital e é tida como uma verdade por muita gente. No entanto, o bitcoin foi desenhado para ser mais transparente do que transações por dinheiro.
Enquanto pode parecer impossível determinar de onde os tokens estão vindo e para onde estão indo, é possível descobrir a quem pertence os endereços. Apesar de existirem ferramentas que a aumentam a privacidade, esse não é o foco do BTC.
No entanto, esse é o foco da Monero.
Hackers trocando Bitcoin por Monero (XMR)
Os desenvolvedores do Sodinokibi anunciaram que estão aceitando a criptomoeda com foco em privacidade Monero como meio de pagamento principal. Segundo eles, a equipe acredita que utilizando o XMR será mais difícil para as autoridades conseguiram rastrear as movimentações.
Supostamente, o grupo anunciou a mudança do Bitcoin para XMR através de um fórum focado em hackers e malwares.
No post o grupo destaca que com o CriptoNote e a ofuscação acrescentada ao protocolo Monero, todas as transações no sistema são anônimas e todos os participantes podem usar negação plausível em caso de captura.
Além disso, o grupo hacker disse:
“Com a combinação de um browser anônimo, Tor e Monero podem facilmente tornar a atividade financeira de uma pessoa completamente invisível para a polícia e agências governamentais. Nós estamos extremamente preocupados com o anonimato e segurança de nossas ações, então começamos a ‘forçar’ a transição do BTC para Monero.”
Logo eles vão remover a opção de pagamento com Bitcoin de seus ataques futuros e as vítimas deverão aprender como a Monero funciona para realizar os pagamentos.
Monero e o futuro das criptomoedas
A Monero não é uma criptomoeda nova, ela já um projeto bem estabelecido no mercado e vem ganhando cada vez mais espaço. O projeto até mesmo vem sendo a principal aposta de alguns nomes importantes do mercado, como a do infame John McAfee.
No entanto, o ativo faz parte daqueles com foco em privacidade. Com o cerco das autoridades financeiras fechando na questão de KYC e Compliance, esses ativos vem perdendo espaço no mercado tradicional.
A Monero já teve uma queda de preço por causa desse paradigma, mas ainda tem espaço para crescer fora das exchanges.
Saiba mais em Ransomware passa a pedir Monero ao invés de Bitcoin