R$ 35 milhões são roubados do Origin Dollar em golpe de empréstimo flash

O stablecoin do Origin Dollar (OUSD) sofreu um exploit e a equipe por trás do projeto revelou uma perda de pelo menos $ 7 milhões.

Conforme relatado pelo BeInCrypto em setembro, o Origin Protocol lançou o stablecoin OUSD para permitir que os detentores ganhem rendimentos sem depositar grandes quantias de garantias. Ele foi apoiado por uma cesta de outros stablecoins, incluindo USDT, USDC e DAI.

Durante as primeiras horas da manhã de terça-feira (17/11), a equipe anunciou que houve um exploit resultando na perda de fundos:

OUSD explorado em US $ 7 milhões

Uma postagem do Medium pelo co-fundador do Origin Protocol, Matthew Liu, revelou que houve uma perda de fundos de cerca de US $ 7 milhões, incluindo mais de US $ 1 milhão em fundos depositados pela Origin e seus fundadores e funcionários.

A transação na raiz do ataque parece explorar um empréstimo flash, que ocorre quando a garantia é emprestada e paga de volta na mesma transação.

Outros que investigam o ataque afirmaram que cerca de 11.800 ETH, no valor estimado de US $ 5,5 milhões, foram roubados na incursão. Também foi revelado que este foi então “lavado” em renBTC, a fim de converter em BTC nativo.

O pesquisador do DeFi Chris Blec questionou por que o Protocolo Ren não fez nada para impedir o exploit de sua própria rede para movimentar fundos roubados;

“Enquanto @renprotocol está em seu estado centralizado, é complicado porque eles estão permitindo que isso ocorra e não modificando sua rede centralizada para colocar o hacker na lista negra.”

O Origin Protocol desativou os depósitos no cofre e disse aos usuários para não comprar OUSD no Uniswap ou Sushiswap, pois os preços atuais não refletem os ativos subjacentes do stablecoin.

Até o momento, o OUSD havia perdido seu valor e caído para US $ 0,11, de acordo com Uniswap.info.

Gráfico do Origin Dollar (OUSD) pelo Uniswap

Liu se desculpou com os investidores, acrescentando que a equipe está trabalhando incansavelmente para chegar ao fundo do exploit;

“Não vamos embora. Este não é um puxão de tapete ou um golpe interno. Apesar desse revés, é nossa intenção tornar o OUSD um produto seguro, protegido e bem-sucedido que se baseia na missão Origin mais ampla de comércio ponto a ponto. ”

Medo instantâneo de loans

O incidente destaca o perigo dos empréstimos flash que afetaram o setor DeFi este ano. É o último de uma série de exploits recentes para outros protocolos DeFi, como Harvest Finance e Acrópole e é improvável que seja o último.

No início deste ano, o protocolo DeFi bZx foi explorado por cerca de US $ 1 milhão, enquanto durante o verão vários outros protocolos , incluindo dForce, Bancor, Balancer e Opyn, foram todos explorados.

O artigo R$ 35 milhões são roubados do Origin Dollar em golpe de empréstimo flash foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...