Quem está vendendo Bitcoin na queda atual? Análise técnica
O BeInCrypto analisa dados on-chain do BTC, com um olhar mais atento à onda de acúmulo e o indicador Faixas Etárias de Gasto de Saída (Spent Output Age Bands) para determinar a idade dos Bitcoins que estão sendo negociados no momento.
Estes dois indicadores mostram que a maior parte das vendas ocorridas neste ano foram feitas por acumuladores de curto e médio prazo
Ondas de acúmulo de BTC
A onda de acumulo é usada para mostrar a porcentagem de Bitcoin que se moveu em um período de tempo específico.
As cores do gráfico são:
- Cores quentes mostram BTC que foram negociadas recentemente – vermelho, laranja e amarelo;
- Cores frias mostram BTC que não foram negociadas recentemente – amarelo claro, verde e azul.
No início do ano, a maior mudança nas bandas ocorreu na área entre um e três meses (laranja) e entre três a seis meses (laranja claro).
A primeira passou de 17,5% para 32,3% (representado pelas linhas pretas verticais), enquanto a segunda variou entre 7,29% e 20,35% (representado pelas linhas brancas verticais).
Em relação ao início do ano, acumuladores de longo prazo (um ano ou mais) estão vendendo menos. Portanto, a maior parte das vendas de BTC neste ano foi feita por acumuladores de curto e médio prazo.
Faixas etárias do gasto de saída
As faixas etárias do gasto de saída funcionam de forma semelhante. Elas mostram faixas com cores similares para identificar a idade de cada output que é criado quando um BTC é negociado.
Desde que o recorde de preço foi atingido no dia 13 de abril, houve três picos de crescimento distintos, que ocorreram nas faixas etárias de:
- Um dia a uma semana (laranja claro);
- Uma semana a um mês (laranja);
- Um mês a três meses (laranja escuro);
- Três meses a seis meses (vermelho claro);
- Seis meses a doze meses (vermelho).
Portanto, desde a máxima, as quedas foram causadas pela venda de acumuladores de curto e médio prazo. Os dois primeiro picos ocorreram devido a saídas de até três meses, enquanto o terceiro alcançou os da faixa entre três e doze meses.
Embora a faixa entre um ano e sete anos também tenha tido picos, eles foram significantemente menores que os identificados em março. Portanto, os acumuladores de longo termo ainda não estão resgatando lucros da mesma forma que fizeram em março.
Acúmulo realizado do Bitcoin
A razão de acúmulo realizado (RHODL) é uma métrica usada para indicar se a discrepância entre vendas de longo e curto prazo significam um topo de mercado.
Os indicadores são baseados na razão entre as faixas de uma semana a um mês e um ano a dois anos. Um número alto – normalmente acima de 40.000 – indica que o mercado está se aproximando de uma possível máxima.
O indicador, no momento, é de 9.800, pouco mais da metade do registrado em fevereiro de 2021, quando ela alcançou uma máxima de 14.707.
Além disso, este número não chega perto das máximas de ciclos anteriores, que ocorreram acima de 80.000.
Conclusão
As faixas de idade de gastos de saída e a onda de acúmulo mostram que a maior parte do BTC vendido em 2021 foi adquirido por investidores que compraram há menos de seis meses.
á o indicador Razão de Acúmulo Realizado demonstra que o mercado está muito longe de atingir o topo.
O artigo Quem está vendendo Bitcoin na queda atual? Análise técnica foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.