Porsche e Mercedes acusam o golpe e cortam custos por demanda fraca na China

Consumo fraco na China atrapalha desempenho de vendas de montadoras. Foto: Divulgação

A Porsche e a Mercedes-Benz Group estão planejando reduzir custos depois que a concorrência acirrada e a demanda mais fraca por seus carros de luxo na China atingiram seus lucros.

A Porsche está revendo sua linha de modelos depois de uma queda nas vendas e os lucros durante nos primeiros nove meses do ano.

Mais cedo na sexta-feira (25), a Mercedes divulgou sua menor margem de lucro em quase três anos, depois de vender menos modelos caros, como a limosine Classe S.

As marcas alemãs estão enfrentando dificuldades no maior mercado automotivo do mundo, onde os fabricantes locais liderados pela BYD estão assumindo o controle. Elas também estão lutando contra a fraca demanda por veículos elétricos na Europa, depois que vários países reduziram os subsídios.

Os problemas causaram uma onda recente de revisões de lucros das montadoras, incluindo a BMW e a Volkswagen, controladora da Porsche.

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O principal indicador de lucratividade da Mercedes caiu para 4,7% no terceiro trimestre, abaixo de sua meta mínima de 8% e o nível mais baixo desde que a montadora se separou de seu negócio de caminhões no fim de 2021.

Já as entregas de veículos da Porsche no terceiro trimestre na China caíram para seu nível mais baixo em uma década.

“Os resultados do terceiro trimestre não atendem às nossas ambições”, disse o diretor financeiro da Mercedes, Harald Wilhelm. “Estamos adotando uma visão prudente sobre a evolução do mercado no futuro e vamos intensificar todos os esforços para aumentar a eficiência e melhorar os custos em toda a empresa.”

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As ações da Mercedes caíram 1% em Frankfurt e acumulam desvalorização de cerca de 8% este ano.

A Porsche disse que está mantendo sua orientação para o ano inteiro, apostando que a demanda se recuperará nos últimos meses do ano. A empresa havia reduzido sua perspectiva em julho, dizendo que esperava obter um retorno sobre as vendas de até 15%.

Os resultados contrastaram fortemente com os da Tesla, que viu suas ações subirem mais do que nunca em 11 anos, depois que a empresa divulgou lucros e margens de lucro surpreendentemente fortes. A fabricante norte-americana projetou um aumento nas entregas no último trimestre, enquanto a Mercedes disse que suas vendas permaneceriam em um nível semelhante.

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A desaceleração econômica da China atingiu duramente as montadoras alemãs, com a redução dos gastos com luxo pesando sobre os pedidos de Porsches e dos modelos S-Class e Maybach de alta qualidade da Mercedes. A desaceleração na China já havia forçado a Mercedes a cortar sua perspectiva de vendas para 2024 e reduzir as margens de lucro ajustadas para sua unidade de automóveis.

A Porsche planeja reduzir sua rede de concessionárias na China para cortar custos, disse o diretor financeiro Lutz Meschke. A empresa também pretende reduzir os custos da sua divisão de pesquisa e desenvolvimento, disse ele. A Mercedes não detalhou onde seriam feitos os cortes.

Ambas as empresas operam fábricas na Alemanha, onde os custos de mão de obra e energia são relativamente altos. Elas também estão investindo pesadamente na mudança para a eletrificação, ao mesmo tempo em que produzem modelos elétrico-híbridos, como o carro esportivo Porsche 911.

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O valor da lucratividade da fabricação de automóveis da Mercedes é provavelmente o mais baixo desde o segundo trimestre de 2020, quando as vendas e a produção foram afetadas por interrupções durante os estágios iniciais da pandemia do coronavírus.

A empresa não publicou números apenas para sua margem de produção de automóveis até sua separação da Daimler Truck, fornecendo, em vez disso, um número combinado para automóveis e vans.

Os fabricantes chineses estão dominando o mercado de veículos elétricos devido ao seu custo de produção mais baixo, disse Meschke, da Porsche. Embora o CFO tenha dito que o terceiro trimestre foi o mais fraco de 2024, ele alertou que as vendas na China continuarão deprimidas no próximo ano.

“Não podemos presumir que a China voltará aos níveis que vimos anteriormente”, disse Meschke.

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