Quantos Bitcoins você precisa ter na carteira para fazer parte do grupo de 1% ‘mais ricos’?
Analista faz cálculo para mostrar quanto Bitcoin você precisa ter para fazer parte do pequeno grupo que mais possui o ativodigital mais famoso do mundo
Quanto Bitcoin você precisa acumular para fazer parte do seleto grupo de pessoas que mais possuem o ativo? Para o analista da BlockWorks Group, Jake Levison, é necessário ter apenas 0,28 Bitcoins (BTC) para estar no grupo dos 1% “mais ricos” do mundo (em termos de BTC).
O Bitcoin é mantido por um livro de registro aberto e imutável – a blockchain. Por essa razão, é possível realizar o levantamento da distribuição dos ativos digitais entre as carteiras e estudar os movimentos de tranferências de BTCs na rede.
Dados do site Bit Info Charts sugerem que 2% de todos os endereços possuem 1 BTC ou mais, mas isso não significa que 2% dos investidores possuem esse valor, já que uma única pessoa pode ter diversas carteiras – as exchanges, por exemplo, têm milhares.
Para Jake Levison, com a posse de 0,28 BTC você já passa a fazer parte do grupo de 1% de pessoas que mais possuem Bitcoins:
“Se você possui 0,28 BTC, é estatisticamente garantido que está no 1% mais rico do mundo em termos de BTC. Acumule Sats, família!”
Embora o post de de Levison tenha despertado uma onda de euforia na comunidade, ele também levantou alguns contrapontos.
Um de seus seguidores citou um artigo de Parker Lewis, da Unchained Capital, chamado “Bitcoin Obsoletes All Money”, em que afirma que esse poderia ser o caso por volta de 2030 – quando as participações médias, segundo estimativas do autor, serão de 0,01 BTC e haverá um bilhão de usuários na rede.
Levison explicou seu raciocínio:
“Meu tweet dizia que se você possui 0,28 BTC, apenas 1% do mundo poderá possuir mais do que você. Isso coloca você no top 1%.”
Naturalmente, isso implica uma distribuição injusta da riqueza, à medida que “baleias, hodlers, nações e instituições” detêm as maiores carteiras da rede.
Enquanto alguns focam nas grandes carteiras e grandes transações, outros estão preocupados com micropagamentos.
Como mostrou o Cointelegraph, o chefe de criptomoedas da Visa acredita que a menor unidade de BTC – 1 Satoshi – pode se tornar a unidade de medida de micropagamentos da internet.