Quais são os três principais desafios da Lightning Network do Bitcoin
O início da Lightning Network, que é uma camada complementar para facilitar transações fora da cadeia em Bitcoin, foi denominado como tendo um potencial transformador.
A expectativa é que, uma vez que a tecnologia seja implantada em todos os nós, a rede acelere o processamento das transações e minimize as despesas relacionadas na blockchain do BTC.
Embora toda a conversa tenha sido focada no potencial de mudança de jogo da Lightning Network, há problemas. Essa inovação tem alguns desafios que precisam ser superados para atingir sua eficácia total.
Os desafios incluem: a presença online desnecessária; a possível incapacidade de resolver problemas de rede do BTC; e a potencial incapacidade de resolver completamente o problema da taxa de transação do Bitcoin.
Desafio 1: Vulnerabilidade de segurança
Para facilitar a transferência de pagamentos, os nós desta rede deverão permanecer on-line o tempo todo.
Além disso, o armazenamento frio é considerado impossível na Lightning Network. O problema com esse desenvolvimento é o fato de esse tipo de armazenamento ser considerado a maneira mais segura de manter as criptomoedas. Consequentemente, há uma chance de que essa rede esteja aberta a hackers e roubos.
Por outro lado, nos casos em que os nós ficam offline, uma infinidade de desafios surge. Há preocupações de que, em um canal de pagamento composto por dois usuários, uma parte possa fechá-lo e manter os fundos para si enquanto a outra estiver offline. Esse aspecto é chamado de fechamento de “canal fraudulento”.
Como alternativa, quando um nó fica offline, há uma possibilidade aprimorada de toda a rede entrar em colapso. Esse problema está relacionado à concentração de fundos em nós específicos do sistema.
De uma perspectiva prática, esse cenário pode resultar no bloqueio de tokens de usuário, caso um dos nós fique offline.
Desafio 2: Possível Incapacidade quanto à Rede do BTC
A introdução da Lightning Network é voltada para ajudar o Bitcoin a alcançar a viabilidade como um canal de realização de transações diárias, seja pagando por roupas de uma loja on-line ou renovando a assinatura de televisão a cabo.
No entanto, o BTC tem muito a realizar antes de ser adotado universalmente. O recente aumento nas transações está relacionado principalmente ao crescimento do volume negociado. Nesta perspectiva, pode-se argumentar que o efeito líquido da Lightning Network na minimização das taxas de transação da BTC pode ser insignificante.
Desafio 3: Sobre a Taxa de Transação do Bitcoin
Outra questão que a Lightning Network deve abordar é o aumento das taxas quando se trata de realizar transações BTC. O argumento é que as taxas serão reduzidas quando essa inovação facilitar as transações fora da blockchain principal do BTC, porque as altas taxas atuais estão associadas ao congestionamento experimentado na blockchain principal.
No entanto, o congestionamento é apenas um dos fatores que contribuem para as altas taxas. Além disso, a própria taxa de moeda digital é uma parte significativa das despesas gerais da Lightning Network.
Primeiramente, seus custos estão ligados a dois fatores críticos. Em primeiro lugar, seus custos incluem uma taxa igual às cobranças de transação do BTC pela abertura e fechamento de canais entre as partes. O segundo custo está associado às cobranças de roteamento separadas para mover pagamentos entre canais.
Embora a taxa de roteamento da Lightning Network, atualmente definida como zero, possa permanecer baixa devido à sua escalabilidade relativa, os encargos de transação do BTC podem aumentar como resultado de fatores além da nova tecnologia.
Sobre o autor
Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.
O post Quais são os três principais desafios da Lightning Network do Bitcoin apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.