PwC: Entre os ativos digitais, apenas moedas digitais “realmente podem ser usadas no momento”
Um executivo da PwC Switzerland disse que entre os vários tipos de ativos digitais, apenas moedas digitais podem ser razoavelmente usadas atualmente, de acordo com um post no site da PwC em 31 de julho. Na postagem, Roland Stadler, gerente sênior e especialista em dados e análise na PwC Switzerlan, afirma que, embora os ativos digitais “pareçam semelhantes à primeira vista”, em uma inspeção mais próxima eles diferem.
Stadler faz uma distinção entre “ativos digitais” e “moedas”, porque “apenas alguns” podem ser considerados moedas no “sentido literal da palavra”. Ele então divide os ativos digitais em três tipos; moedas como Bitcoin (BTC), tokens de utilitários e tokens de segurança.
Segundo Stadler, moedas como o BTC são um instrumento de pagamento e uma rede de pagamento em igual medida, que podem ser usadas sem o envolvimento de uma instituição central. Os tokens de utilidade são “combustível” para usar software ou serviço. Stadler cita contratos inteligentes baseados no Ethereum para ilustrar a diferença entre o BTC e o ETH, dizendo que, embora ambos sejam usados para especulação, “eles não poderiam ser mais diferentes”.
A terceira classe de ativos digitais, tokens de segurança, assume a forma de títulos digitais, como ações de empresas ou direitos a lucros futuros de um projeto. Stadler diz que os tokens de segurança podem ser “complicados” do ponto de vista regulatório, já que podem se enquadrar nos mesmos requisitos regulatórios da IPO de uma empresa.
Tendo definido os vários tipos de ativos digitais, Stadler conclui que atualmente os ativos digitais parecidos com moeda são os únicos úteis, apesar da especulação sobre eles nos mercados cambiais digitais. Segundo Stadler, o BTC é considerado um investimento de longo prazo, com crescente aceitação como meio de pagamento:
“A estabilidade técnica desempenha um papel particularmente importante. Prioridade é dada à segurança e resistência à influência externa através do desenvolvimento tecnológico conservador… Com taxas que somam apenas alguns centavos, o Bitcoin pode trazer benefícios significativos em termos de custos no campo do comércio internacional, onde as transações de pagamento tradicionais podem incorrer em taxas de transação muito altas.”
Stadler aponta o alto risco de falha para os tokens de utilidade e segurança, “mesmo para projetos acima da linha”, acrescentando que, “devido ao atual hype em torno da tecnologia blockchain, a proporção de trapaceiros de confiança provavelmente será significativa. .
Em uma nota final, Stadler enfatiza a importância do BTC de uma perspectiva tecnológica, sociológica e econômica, mencionando também possíveis oportunidades para modelos de negócios inovadores. Contratos inteligentes e tokenização de ativos reais, de acordo com Stadler, estão em sua infância e terão algum impacto no mundo dos negócios no futuro. Quanto à ICOs, Stadler aconselha a “ficar longe” delas, já que elas são “principalmente golpes e até projetos honestos são tão pequenos que o mercado é facilmente manipulado”.
Fonte: Cointelegraph