PwC: 65 maneiras de salvar o planeta com Blockchain
De acordo com um relatório sobre Blockchain da PwC publicado nesta segunda-feira, a tecnologia de contabilidade distribuída pode ser usada para enfrentar problemas ambientais do mundo.
A PwC identificou 65 casos de uso de como a blockchain poderia ajudar na maneira como o mundo gerencia os recursos ambientais.
As formas vão desde a gestão descentralizada de recursos naturais, como energia e água, até a criação de cadeias de fornecimento mais limpas e transparentes.
Apenas 3% dos investimentos na tecnologia no segundo trimestre de 2018 foram direcionados para projetos ambientais, segundo a PwC.
O relatório observa que no segundo trimestre deste ano, 412 projetos de blockchain tiveram investimento na ordem de £ 2,5 bilhões (R$13 B).
No entanto, dos 412 projetos, menos de 1% estavam nos setores de utilidades e energia; áreas em que há espaço considerável para a melhoria ambiental.
Celine Herweijer, uma sócia da PwC UK, comentou: “As aplicações da Blockchain para transformar as finanças e o comércio têm sido uma prioridade para as empresas e os investidores. Mas há uma oportunidade para novas idéias para aproveitar esta tecnologia nascente para ajudar a proporcionar grandes ganhos para o nosso meio ambiente ”.
A PwC define a tecnologia Blockchain como: “Em nível inicial … uma infra-estrutura computacional nova, descentralizada e global”.
Várias aplicações e plataformas blockchain estão se tornando amplamente conhecidas, começando com Bitcoin, que é pioneira na criptoeconomia, seguida pelo Ethereum, que com uma plataforma de construção de aplicações descentralizadas através de contratos inteligentes inspirou toda uma nova “economia simbólica”.
Serviços como aplicações em eleições, identidade digital, financiamento e saúde, ilustram como a blockchain tem potencial de ser usada para enfrentar desafios globais.
Existe também entusiasmo emergente sobre o potencial da blockchain para apoiar os esforços globais para promover avanços em sustentabilidade.
Até hoje, no entanto, existem poucos casos de uso ou orientação sistemática para oportunidades e desafios ambientais vitais, muito menos de como construir as colaborações públicas ou privadas e plataformas que serão necessárias para perceber essas oportunidades.
O relatório da PwC enfoca na aplicação de blockchain para abordar desafios ambientais urgentes, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade e escassez de água.
Para ver o relatório completo clique aqui:
https://www.pwc.com/gx/en/sustainability/assets/blockchain-for-a-better-planet.pdf
O post PwC: 65 maneiras de salvar o planeta com Blockchain apareceu primeiro em Livecoins.