Putin revela planos do BRICS e cobra ação de Dilma Rousseff

Membros do BRICS estão se reunindo na cidade de Kazan, na Rússia, para participar da 16ª reunião do grupo que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro. A expectativa é que pautas econômicas sejam uma prioridade.

Às vésperas do evento, Vladimir Putin, presidente da Rússia, comentou sobre a criação de um sistema de pagamento e de uma moeda comum dos países participantes.

Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os cinco principais países do grupo, é esperado que 32 governos marquem presença, incluindo nomes que desejam entrar na aliança.

Presidente da Rússia fala sobre sistema de pagamentos e moeda comum do BRICS

Criado em 2009, a proposta do BRICS era fortalecer os laços econômicos dos países participantes. Segundo dados do Statista, o produto interno bruto do BRICS ultrapassou o PIB do G7 em 2018 e desde então essa diferença só tem aumentado.

PIB do BRICS vs G7. Fonte: Statista.
PIB do BRICS vs G7. Fonte: Statista.

Dado que a Rússia está em guerra com a Ucrânia e tem enfrentado diversas sanções dos EUA e da União Europeia, seus líderes têm apresentado diversas propostas para driblar esses embargos. Isso inclui, por exemplo, o uso de criptomoedas no comércio internacional.

Em preparação para a reunião do BRICS, Vladimir Putin comentou sobre a criação de um sistema de pagamentos alternativo ao SWIFT. Suas falas foram registradas pelo TAAS na última sexta-feira (18).

“A troca de informações financeiras entre bancos centrais. Uma alternativa ao SWIFT, apoiando as liquidações internacionais.”

“Como já mencionei, estamos considerando a possibilidade de usar instrumentos eletrônicos”, continuou Putin. “[Há uma] necessidade e esse trabalho está em andamento — estabelecer relações entre bancos centrais e garantir a troca confiável de informações financeiras que seja independente desses instrumentos internacionais de troca de informações financeiras que introduzem certas restrições por motivos políticos e violam os princípios da economia global.”

Nos últimos dias também foi apresentado o BRICS Pay, aproveitando-se da reunião para ganhar tração em seu início.

Outro ponto comentado pelo presidente russo foi a criação de uma moeda comum do BRICS. No entanto, as falas de Putin mostram que o grupo ainda está longe de chegar a um consenso sobre o tema.

“Quanto à moeda comum do BRICS, não consideramos essa questão no momento; ela não está madura. Devemos ter muito cuidado; precisamos agir gradualmente, sem pressa a esse respeito.”

No passado, rumores apontavam que a aliança estava querendo lançar uma moeda lastreada em ouro. Mais recentemente, fontes apontaram para a criação de uma stablecoin lastreadas em uma cesta de moedas dos países do grupo.

Putin cobra Dilma Rousseff, presidente do Banco do BRICS

Também na sexta-feira (18), Vladimir Putin cobrou agilidade do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como o Banco do BRICS, o qual Dilma Rousseff ocupa a posição de presidente desde março de 2023.

“Criamos o banco liderado pela Sra. [Dilma] Rousseff. Muitas coisas ainda precisam ser feitas lá. Há uma necessidade de trabalhar no capital, a necessidade de aumentar o capital”, disse Putin.

“Precisamos falar sobre a criação de uma plataforma de seguros relevante, uma pool de moedas de reserva. Todas essas coisas devem ser gradualmente fortalecidas. Esses devem ser realmente instrumentos funcionais e não declarações.”

Fotos mostram que a ex-presidente do Brasil já está na Rússia e participará do evento. Enquanto isso, o presidente Lula cancelou sua viagem devido a problemas de saúde.

Fonte: Putin revela planos do BRICS e cobra ação de Dilma Rousseff

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...