Bombando: Depois de Bitcoin, agora SEC recebe pedidos de ETF de Metaverso e ETF de NFTs

A Roundhill procurou a SEC pois há um desejo de que o ETF Roundhill Ball Metaverse (META) tenha exposição a Bitcoin e Ethereum por meio de ETFs canadenses

O mercado de ETF de criptomoedas está desenvolvendo novos produtos para atender a crescente demanda de investidores por produtos ligados a todas as possibilidades dos criptoativos como é o caso do metaverso.

Tal qual destaca a KPLT em novembro o grande destaque do mercdo foi tokens ligados ao metaverso como o Decentraland (MANA) que apresentou uma volatilidade anualizada de quase 300% para o mês de novembro, contra 66% do NCI e 45% do Bitcoin (BTC).

Além disso, a mudança de nome do Facebook para Meta fez os olhos dos investidores brilharem com a possibilidade de investir nas plataformas que vão remodelar o futuro. Por isso como destaca a Passfolio, a consultoria de investimentos Roundhill entrou em contato com a SEC para discutir possibilidades a respeito do ETF Roundhill Ball Metaverse.

A empresa destaca que a Roundhill, além do ETF ligado ao metaverso, procurou a SEC com relação ao ETF CI Galaxy Ethereum e Purpose Bitcoin. Há um desejo de que o ETF Roundhill Ball Metaverse (META) tenha exposição a Bitcoin e Ethereum por meio de ETFs canadenses.

“Essa é uma possibilidade interessante para o fundo, uma vez que os ETFs referenciados detêm criptomoeda real, em comparação com os ETFs americanos que apenas detêm contratos de futuros e apresentam desempenho inferior ao preço à vista devido ao contango. Além disso, não há ETFs da Ethereum sendo negociados nos EUA no momento, mesmo aqueles baseados no futuro”, destacou a empresa.

Sobre os movimentos do Bitcoin na semana passada a empresa pontua que o BTC caiu -2,4% na semana entre 22 e 28 de novembro, e não fechou acima de $60k desde 17 de novembro. Em 25 de novembro, houve uma nova tentativa de voltar a esse nível, mas a alta do dia foi de $59.387.

“Depois de uma desastrosa sexta-feira (-8,8%), marcada por preocupações com a nova variante do coronavírus, o mercado recuperou um pouco no sábado (+ 1,9%) e no domingo (+ 4,6%). No momento os três ETFs de bitcoin negociados nos EUA caíram cerca de -7%, ainda não refletindo a recuperação de preço que ocorreu no fim de semana”, aponta.

Depois do metaverso, os NFTs

A Passfolio pontua que conforme o ano se aproxima do fim, é menos provável que vejamos grandes inovações no campo de ETFs de Bitcoin. Ben Strack concluiu que “os profissionais de ETF não esperam que um ETF de bitcoin spot chegue ao mercado dos EUA até o segundo semestre de 2022, no mínimo”.

No entanto, ela destaca que um lançamento futuro interessante é o do Defiance Digital Revolution ETF (NFTZ), um ETF que tentará ganhar exposição ao mercado de NFT por meio de empresas públicas.

O ETF comprará ações de empresas que “(i) atualmente operam serviços de emissão, criação e comercialização de NFTs e / ou (ii) investem ou financiam (…) projetos voltados para a emissão, criação e comercialização de NFTs que são de importância material para tal empresa”.

A Passfolio aponta que o sentimento com relação ao preço do Bitcoin melhorou ligeiramente, com o Índice Crypto Fear & Greed passando de “medo extremo” para “medo” no fim de semana.

Alguns grandes players, como MicroStrategy e El Salvador, estão aumentando sua exposição ao Bitcoin nos últimos dias. A MicroStrategy aumentou sua posição em 7.000 BTC a um preço médio de $59k, tendo agora 121.044 BTC. El Salvador “comprou o mergulho” na sexta-feira e adicionou 100 BTC à sua posição.

“O padrão de preços na semana passada é muito semelhante ao que aconteceu na Black Friday 2020, quando caiu -8,3% em 26 de novembro de 2020, para $ 16.200, apenas para voltar aos níveis de $20k que não atingia desde 2017. Nós poderia ver uma tendência semelhante nos próximos meses ”, diz David Gobaud, fundador e CEO da Passfolio, aumentando o otimismo.

LEIA MAIS

Você pode gostar...