XREX levanta US $ 17 milhões para resolver problemas de liquidez em dólares por meio de blockchain

Tecnologia Blockchain está sendo apresentada como uma solução potencial para os problemas de liquidez em dólares americanos em mercados emergentes.

A XREX, empresa de fintech Blockchain, concluiu uma rodada de investimentos pré-A de US $ 17 milhões liderada por um consórcio de investidores globais, ressaltando o aumento da demanda institucional por startups com foco em criptomoedas.

O consórcio foi conduzido pelo CDIB Capital Group, uma empresa de capital aberto em Taiwan, e inclui investidores de grandes bancos e firmas de capital de risco na América do Norte, Europa e Ásia.

Várias outras empresas de capital aberto também participaram da rodada de investimento, incluindo SBI Investment, que é uma subsidiária da SBI Holdings, ThreeD Capital, E.Sun Venture Capital e Systex Corporation. Black Marble, New Economy Ventures, Metaplanet Holdings, Seraph Group e o Fundo de Desenvolvimento Nacional do governo de Taiwan também participaram da rodada.

A XREX disse que os fundos serão usados ​​para expandir seu portfólio de moeda fiduciária, adquirir licenças e entrar em novas parcerias com instituições financeiras e fornecedores de carteira digital. A missão relatada da empresa é utilizar a tecnologia blockchain para resolver a escassez de liquidez em dólares nos mercados emergentes.

Embora a posição do dólar americano como moeda de reserva global esteja sob ameaça devido à grande intervenção do Federal Reserve e aos esforços de desdolarização na China e na Rússia, o dólar ainda é a moeda mais usada no mundo. Como o Banco de Compensações Internacionais explicou em seu relatório de financiamento em dólares norte-americanos de 2020, o dólar é responsável por bem mais de 80% do volume de transações de câmbio. Também representa mais de 60% das reservas oficiais de moeda estrangeira.

A pandemia de Covid-19 introduziu tensões adicionais na liquidez em dólares americanos, especialmente em mercados emergentes que dependem fortemente do dólar. Essas questões de liquidez estavam afetando o comércio e o comércio globais muito antes de a pandemia se enraizar. Caso em questão: uma pesquisa de 2019 sobre financiamento do comércio do Banco Asiático de Desenvolvimento revelou que quase 30% dos entrevistados citaram a liquidez em dólares como um grande obstáculo.

O cofundador e CEO da XREX, Wayne Huang, disse: “Nós compreendemos profundamente as lutas enfrentadas por muitos comerciantes internacionais que não têm acesso seguro à liquidez em dólares americanos.” Em resposta, sua empresa está trabalhando com reguladores e instituições financeiras para desenvolver ferramentas que ajudarão os comerciantes e pequenas empresas em mercados emergentes a reduzir a perda cambial e obter acesso mais confiável aos dólares americanos.

Relacionado: Diversificação com Bitcoin é uma ‘estratégia prudente’ contra inflação e crash das commodities, diz estrategista da Bloomberg

Você pode gostar...