Novo protocolo permite executar altcoins no Bitcoin

Conforme o Bitcoin se aproxima do próximo halving, a atenção está se voltando para um desenvolvimento empolgante – o lançamento do protocolo Runes pelo desenvolvedor Casey Rodarmor. O Runes entrará em operação depois que o Bitcoin concluir o halving.

Essa nova estrutura permite a criação de altcoins diretamente na blockchain do Bitcoin. Esse recurso já foi exclusivo de redes como Ethereum e Solana.

Antecipação do Runes aumenta as taxas de transação do Bitcoin

O burburinho em torno do Runes decorre do sucesso do projeto anterior da Rodarmor, o protocolo Ordinals. O Ordinals introduziu as “inscrições” do tipo NFT no Bitcoin, trazendo inovação e aumentando a receita de mineração para a comunidade.

No entanto, isso levou ao congestionamento da rede e a taxas de transação mais altas.

Leia mais: O que é o Halving do Bitcoin?

Conforme seu lançamento se aproxima, os efeitos do Rune já são perceptíveis, com as taxas de transação na rede Bitcoin aumentando drasticamente. Elas aumentaram mais de 45% em apenas um dia e impressionantes 892,7% em comparação com o ano passado. Esse aumento destaca o crescente entusiasmo e a atividade em torno do novo protocolo.

Taxa média de transação de Bitcoin
Taxa média de transação do Bitcoin. Fonte: YCharts

O Runes amplia esses recursos usando os UTXOs (saídas de transações não gastas) do Bitcoin para dar suporte a um amplo sistema de tokens. Em suma, um único Rune pode representar quantidades variáveis de vários tokens, aprimorando a funcionalidade do Bitcoin.

O empresário de Bitcoin Dan Held descreve esse método como uma “melhoria simples e rigorosa em relação ao BRC-20”.

“As operações com o Runes não criam um UTXO inútil restante. Aprendi da maneira mais difícil que o mercado não se importa particularmente com melhorias técnicas, então estou feliz que o mercado esteja entusiasmado com o Runes, mesmo que seja por razões especulativas, e espero que isso resulte em uma melhoria geral na rede”, escreveu Held.

Mudança cultural

Entretanto, o Runes também marca uma grande mudança cultural no Bitcoin. Tradicionalmente, o Bitcoin tem se concentrado em sua criptomoeda nativa. O Runes rompe com isso ao permitir a proliferação de várias altcoins especulativas no Bitcoin.

No entanto, o sucesso a curto prazo do Runes e de seus tokens está sendo analisado. Alguns analistas preveem um entusiasmo inicial semelhante ao boom do NFT, mas ainda há preocupações quanto ao interesse e ao valor sustentados.

O pesquisador DeFi Ignas adverte que as oportunidades reais de investimento só poderão aparecer depois que o entusiasmo inicial arrefecer. Ignas explica que o influxo de tokens Rune poderia inicialmente diluir a atenção do trader e o investimento por token, o que poderia fazer com que sua novidade e seu valor diminuíssem rapidamente.

“Em termos de utilidade, O Runes será negociado como memecoins, como as BRC20s. Pelo menos no início, para que a empolgação do ‘novo’ desapareça. Especialmente se nenhum token Rune conseguir sustentar a bomba e as degens perderem dinheiro”, escreveu Ignas.

O artigo Novo protocolo permite executar altcoins no Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...