Propaganda do Google diz que as criptomoedas não são dinheiro de verdade
Em anúncio recente, criado para divulgar o seu novo serviço de triagem de chamada, Call Screen, o Google causou polêmica ao dizer que as criptomoedas “não é dinheiro real”.
Tudo começa quando um dos personagens do anúncio, Teddy, recebe uma mensagem do seu fornecer de eletricidade informando a fatura de consumo. A sua parceira de bancada, Abby, observa que o valor é “super alto”.
“Bem, a mineração de criptomoedas exige muita energia”, argumenta Teddy. Em seguida a outra personagem rebate: “Criptomoedas…esse dinheiro não é real”.
A propaganda soa um pouco contraditória, considerando que o fundador da companhia, Sergey Brin — agora presidente da empresa controladora do Google, Alphabet Inc — revelou ter começado a minerar Ethereum com seu filho de 10 anos.
Contradição
No entanto, apesar do interesse de Brin, o Google, junto com outras grandes empresas digitais, como o Facebook e o Twitter, anunciou a proibição de anúncios relacionados às criptomoedas no início deste ano.
Na época, a gigante de buscas justificou a medida para proteger as pessoas, alegando que investimentos arriscados neste e em outros setores financeiros poderiam prejudicar os usuários de varejo.
No final de setembro, no entanto, o Google — que recebeu quase 39% de todos os gastos com publicidade digital em 2017 — reverteu a proibição e voltou a permitir, com ressalvas, propagandas sobre moedas digitais.
O mais recente movimento da empresa aconteceu na semana passada, quando foram proibidas as extensões do Chrome que camuflam scripts de mineração, a fim de conter a crescente ameaça de malware parasitas.
Embora algumas dessas extensões tenham finalidades nobres — como permitir que um usuário doe seus recursos computacionais ociosos para minerar moedas para a caridade — alguns desenvolvedores maliciosos também ocultam scripts mineradores dentro de outras extensões, atuando sem o conhecimento do usuário.
Talvez a intenção do Google fosse apenas aproveitas a moda das criptomoedas, ou ainda esteja enviando uma mensagem no qual revela claramente o seu descontentamento sobre as moedas digitais, o fato é que alguns entusiastas consideraram que o gigante da tecnologia poderia ter sido mais criativo em sua zombaria.
O post Propaganda do Google diz que as criptomoedas não são dinheiro de verdade apareceu primeiro em Criptoeconomia.