Projeto de Web3 da Polygon opera puxada de tapete e token vai a zero

A equipe responsável pelo Dragoma (DMA), aplicativo de Web3 desenvolvido na Poygon (MATIC), é acusada de operar um golpe de puxada de tapete (rug pull).

Dados do TradingView mostram que o DMA chegou a disparar mais de 600% no último final de semana, devido a sua listagem na MEXC, importante exchange de Cingapura. O feito marcava um grande passo para o projeto, que afirmava incluir recursos da versão 3.0 da web em seu aplicativo voltado para exercícios físicos.

No entanto, a alegria dos investidores durou pouco. A empresa de análise e segurança blockchain PeckShiel acusou no domingo (7) os criadores do projeto de operar um rug pull com o DMA.

Neste tipo de golpe, os detentores iniciais de uma criptomoeda inflam artificialmente o seu preço, conseguindo com isso atrair mais investidores. Estes por sua vez, ao comprarem o ativo, colaboram para que novas máximas sejam alcançadas. Este aumento da demanda gera a liquidez necessária para que os detentores iniciais consigam vender suas grandes posições com lucro e saiam do mercado antes que o preço da criptomoeda desabe.

Já aqueles que compraram o ativo no topo achando que o preço continuaria a subir se veem impossibilitados de vender suas posições, pois a liquidez volta aos níveis baixos vistos antes do início da manipulação de preço feita pelos golpistas.

Este tem sido o caso do Dragoma. O preço de seu token desabou de US$ 1,88 para os atuais US$ 0,0019 em apenas 24 horas, perdendo praticamente 100% de seu valor. Além disso, tanto o site oficial do projeto quanto seus perfis na rede social estão fora do ar, o que aumentam a possibilidade de que um golpe realmente tenha sido orquestrado pelos seus criadores.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

EUA intensificam luta contra golpes rug pull

Infelizmente, casos como o do Dragoma acontecem com frequência no mercado cripto, atraindo cada vez mais a atenção dos órgãos reguladores.

Pensando nisso, o senador do estado de Nova York, Kevin Thomas, apresentou um projeto de lei que visa penalizar desenvolvedores que vendam mais de 10% de seus tokens nos cinco primeiros anos de seus projetos. Além disso, o Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA apresentou acusações de rug pull em quatro casos envolvendo tokens não fungíveis (NFTs),

Enquanto novas diretrizes e penalizações a esses golpistas não são estabelecidas, resta aos investidores cripto terem cautela e buscarem se informar sobre os projetos que desejam investir.

O artigo Projeto de Web3 da Polygon opera puxada de tapete e token vai a zero foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...