Procuradores dos EUA exigem ação de Biden para libertar executivo da Binance preso na Nigéria
Uma carta assinada por 20 procuradores dos EUA pressiona Joe Biden a lutar pela liberdade do executivo da Binance preso na Nigéria.
O documento é uma carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos e ao secretário de Estado, Antony Blinken. De acordo com apuração do Livecoins, os procuradores solicitam urgentemente a liberação de Tigran Gambaryan sob a Lei Robert Levinson de Recuperação de Reféns.
Gambaryan, um cidadão norte-americano e ex-agente federal, está preso na Nigéria em condições desumanas, após ser detido ilegalmente enquanto participava de uma reunião a convite das autoridades nigerianas.
Ele segue mantido em uma prisão conhecida por abrigar terroristas, sem acesso a cuidados médicos adequados, sofrendo de doenças como malária e pneumonia, além de uma lesão grave na coluna.
Os autores da carta pedem que o governo norte-americano intervenha para garantir a libertação de Gambaryan, temendo que sua situação se agrave a ponto de causar sua morte.
No documento, eles acabaram comparando o caso ao de Otto Warmbier, que morreu após ser detido na Coreia do Norte. A carta enfatiza a necessidade de ação rápida para evitar uma tragédia semelhante.
Autoridades dos EUA pressionam Joe Biden a agir para libertar executivo da Binance preso na Nigéria
A prisão de Gambaryan gerou um impasse diplomático e escancarou as tensões entre a Binance e as autoridades nigerianas, que parecem estar usando o executivo como moeda de troca para questões políticas e financeiras.
Tal detenção sugere um possível abuso de poder, em que a Nigéria parece querer pressionar a Binance em meio a disputas sobre a regulação do mercado de criptomoedas.
As condições de sua detenção, em uma prisão conhecida por abrigar extremistas violentos de grupos como Boko Haram e ISIS, colocam sua vida em risco iminente.
Gambaryan é um ex-agente federal da Receita Federal dos Estados Unidos conhecido por seu trabalho na desarticulação de redes criminosas globais, como os marketplaces AlphaBay e Silk Road.
O executivo havia sido chamado para assessorar estratégias de regulação, mas, ao invés de ser recebido com o devido respeito profissional, foi preso sem justificativa legal e permanece em condições desumanas e com sua saúde em constante declínio.
Nos últimos dias, o governo da Nigéria negou até o pagamento de sua fiança, o que chocou seus familiares que seguem em busca de respostas sobre o caso.
Fonte: Procuradores dos EUA exigem ação de Biden para libertar executivo da Binance preso na Nigéria
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.