Principais bancos russos altamente interessados em “trabalhar com criptomoedas”, dizem fontes locais
Vários grandes bancos russos expressaram seu forte interesse em trabalhar com a indústria de criptomoedas e blockchain durante uma reunião a portas fechadas realizada na Bolsa de Moscou, disseram fontes ao site de notícias russo RBC em 19 de setembro.
Como uma fonte não identificada familiarizada com o assunto disse RBC, a demanda por criptomoedas na Rússia é muito alta, mas os bancos não são capazes de enfrentá-lo devido à falta de regulamentos claramente definidos.
Por causa disso, os representantes dos bancos russos presentes no encontro conversaram com reguladores do Japão, Luxemburgo e Cingapura para adaptar suas experiências às realidades locais. Além disso, um grupo de lobby foi formado com o objetivo de abordar o governo russo com sugestões sobre como regular a criptomoeda no país.
Como um correspondente da RBC soube, um executivo de um banco russo “grande” sem nome propôs a criação de um projeto de lei alternativo sobre ativos digitais que será “drasticamente diferente” do atual proposto pelo governo.
De acordo com o relatório da RBC, a mesa redonda privada foi organizada por um grupo de lobby que inclui o maior banco da Rússia, Sberbank, Alfa-Bank, VTB e outros.
O grupo de lobby também discutiu questões regulatórias com especialistas globais, tais como funcionários de uma bolsa de criptomoeda japonesa Bitflyer, plataforma de blockchain baseada em Cingapura NEM, e criptomoeda Litecoin. O ex-ministro das Finanças do Luxemburgo, Luc Frieden, também participou da reunião, explicando como seu país conseguiu criar uma estrutura legal para as criptomoedas e se tornou um dos principais centros financeiros.
Esta não foi a primeira reunião de um grupo de lobby criptografado realizado na Bolsa de Moscou. O primeiro, também dedicado aos regulamentos de ativos digitais da Rússia, foi realizado em junho.
Como o Cointelegraph relatou anteriormente, um projeto de lei “Sobre Ativos Financeiros Digitais”, proposto pelo Ministério das Finanças da Rússia, foi o primeiro de um total de três leituras na Duma Estatal em maio. No entanto, um grupo de gerentes russos de alto escalão considerou “inacabado e fragmentado”.
Fonte: Cointelegraph