Presidente de Belarus quer governo minerando cripto
Alexander Lukashenko, o presidente da Bielo-Rússia, quer que a energia elétrica excedente do país seja destinada à mineração federal de Bitcoin.
De acordo com o RBC Daily, o presidente Lukashenko revelou esta ideia na inauguração da planta de mineração e processamento de Petrikovsky. Ele quer que a nação construa mais estufas e encontre usos ativos de eletricidade. Um dos usos mencionados é a mineração de criptomoedas. “Temos muitos sites aqui em Petrik, criar algo com eletricidade, no final, começar a minerar a criptomoeda”.
A fábrica de Petrikovsky é um dos maiores projetos de investimento da Belaruskali, apoiada pelo estado. A empresa é uma das maiores exportadoras mundiais de fertilizantes de potássio.
O presidente também disse que a Bielo-Rússia, assim como a China, tem energia suficiente para abastecer uma indústria de mineração criptográfica nacional. Lukashenko acrescentou “devemos entender, eles não estão esperando por nós em lugar nenhum”. O presidente espera um aumento da mineração no país, em vez de um êxodo das criptomoedas.
O presidente, de 66 anos, está no poder desde 1994 e já apoiou a mineração de criptomoedas no passado. Lukashenko também mencionou a mineração de Bitcoin em 2019. Nesse caso, ele se referiu ao excesso de energia nuclear para ela. “Espere você trazer a usina nuclear e usar o excesso de energia. Vamos deixar espaço para construir fazendas de mineração. E vamos minerar esses bitcoins e vamos vendê-los”. Os comentários foram recebidos com risos na multidão, mas o presidente claramente mantém sua opinião sobre a mineração de criptomoedas.
Na Bielo-Rússia, as criptomoedas são legais desde que o Decreto sobre a Economia Digital foi aprovado, em 2017. Além disso, a indústria está atualmente isenta de tributação e permite que os cidadãos negociem criptomoedas sem a necessidade de declaração de impostos.
Mineração e preocupações ambientais
As declarações do presidente Lukashenko ocorrem em um momento de grandes mudanças no mundo da mineração. Antes, a China detinha os números mais altos do mundo, no entanto, relatórios recentes sugerem que mais de 75%, a nação basicamente baniu a mineração de criptomoedas devido ao enorme consumo de energia que ela requer. Isso criou ondas de choque na indústria e muitas lutas para encontrar novos lares para suas operações.
Ao que parece, ao contrário de países como o Cazaquistão e os Estados Unidos, a Bielo-Rússia prefere criar sua própria indústria de mineração em vez de se tornar um novo centro para mineiros estrangeiros se estabelecerem.
O artigo Presidente de Belarus quer governo minerando cripto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.