Presidente de El Salvador anuncia plano para adotar Bitcoin como moeda legal em seu país

Nayib Bukele espera apresentar seu plano de adoção de Bitcoin ao Congresso nos próximos dias.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, anunciou neste sábado na Conferência Bitcoin 2021, que ocorre em Miami desde 4 de junho, sua intenção de apresentar ao Congresso de seu país uma proposta para tornar o Bitcoin uma moeda legal na economia salvadorenha.

O anúncio de Bukele veio com a apresentação de Jack Mallers, CEO da Zap e que há alguns meses trabalha com Strike nas praias de El Salvador para avançar na adoção do Bitcoin em diferentes setores da população.

Especificamente, o presidente salvadorenho expressou que uma das motivações aparentes de sua decisão veio depois de ver que “os Bancos Centrais estão tomando cada vez mais ações que podem causar danos à estabilidade econômica de El Salvador”, acrescentando que para mitigar esse dano era preciso “autorizar a circulação de uma moeda digital com oferta que não pode ser controlada por nenhum banco central”.

Quanto à proposta que Bukele mencionou, não se sabe o texto exato dela, porém, ele mencionou na mesma conferência que a proposta seria enviada ao Congresso na próxima semana para que pudesse aprovar a medida de acordo com os trâmites legais estabelecidos em El Salvador .

“O primeiro país Bitcoin”

Em meio à euforia do anúncio, Bukele disse expressamente que El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a fazer do Bitcoin uma moeda com curso legal em sua economia.

Este título em particular não fica totalmente claro à luz da comparação com outras nações, no entanto, a empolgação não cessou nas redes sociais e figuras importantes da comunidade Bitcoin como Anthony Pompliano ou Adam Back, mesmo sendo este último uma ordem para contribuir com a tecnologia para alcançar este plano, ecoou a decisão de apoiá-lo.

Você pode gostar...