Apresentador Tiago Leifert tem imagem usada indevidamente para golpe de criptomoedas

Apresentador da TV Globo aparece em notícias falsas para dar credibilidade à fraude de Bitcoin.

O apresentador da TV Globo Tiago Leifert aparece em uma propaganda que promove um golpe com Bitcoin chamado de Bitcoin Up, segundo o portal TV Prime.

O golpe é antigo e o uso de imagem indevida também segue um método: usam a imagem de uma pessoa famosa e frases falsas para tentar dar credibilidade à fraude.

No caso, o apresentador do The Voice Brasil e do Big Brother Brasil aparece em matérias falsas atribuídas a portais de renome como G1, UOL e CBN, sob o título: “Novo investimento secreto de Tiago Leifert que está deixando centenas de pessoas muito ricas no Brasil”.

Há ainda um “depoimento” de Leifert em que ele supostamente declara que sua “maneira número um” de ganhar dinheiro é “um novo programa que negocia criptomoedas automaticamente chamado Bitcoin UP”.

A falsa reportagem segue as promessas de pirâmides financeiras de Bitcoin no Brasil: lucros rápidos e fáceis, sem muito esforço. A fórmula mágica, obviamente, não passa de ilusão.

Uma outra página vai além: “Últimos investimentos de Tiago Leifert deixam experts boquiabertos e grandes bancos assustados”. Como é de praxe no caso de golpes como este, há uma série de erros de concordância e padronização no texto.

Leifert também não é a primeira celebridade brasileira a figurar em uma propaganda falsa de fraudes de criptomoedas. A ex-dançarina e apresentadora de TV Carla Perez também apareceu em um golpe deste tipo em julho de 2020.

O golpe também responde por outros nomes, como Bitcoin Era e Bitcoin Loophole, sempre com o mesmo padrão: uso indevido de imagem de celebridades, frases falsas e notícias fraudulentas.

Além disso, a promoção do golpe pelos criminosos faz uso de redes de anúncios que ficaram famosas por perseguir empresas confiáveis de criptomoedas, mas fazem vista grossa para fraudes deste tipo, como o Google Ads e o Facebook Ads. É importante lembrar também que os anúncios são aprovados pelas redes de propaganda antes de serem veiculados.

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