Prefeitura do Rio fecha parceria com Meta, controladora do Facebook e Instagram

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um acordo de colaboração com a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. O pacto incluí 20 mil vagas para cursos de tecnologia a jovens cariocas.

Com apoio e cooperação da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), o público-alvo são jovens de 15 a 29 anos interessados em atuar no universo das mídias sociais.

“A Meta é o Facebook, o Instagram, o Whatsapp. Essa é a área de trabalho do presente, não é nem do futuro. Esses cursos vão permitir que um monte de jovens de comunidades, de áreas mais carentes da cidade tenham oportunidade de emprego. É uma grande oportunidade que a Secretaria da Juventude traz para a nossa molecada”, afirmou o prefeito carioca Eduardo Paes, durante cerimônia no Palácio da Cidade.

Prefeitura do Rio fecha parceria com Meta, controladora do Facebook e Instagram
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro anuncia parceria com a Meta. / Imagem: prefeitura do Rio de Janeiro.

Com propósito de incentivar o empreendedorismo e qualificar os alunos para o mercado de trabalho, os cursos serão realizados pela ferramenta educacional Meta Spark da big tech do Vale do Silício.

Leia mais: As 10 criptomoedas para investir em janeiro de 2024

“Esses diversos cursos que a Meta está oferecendo não são à toa. Entendemos que existe uma oportunidade de vocês mostrarem a cultura, religião, o seu bairro e poder trabalhar também. Você pode mostrar toda a sua vida. E o que acontece quando você faz isso? Um monte de gente pode ver o que você está fazendo e aí muita gente consegue fazer negócio. Ou seja, é emprego, renda, mudança social em todos os territórios do Rio de Janeiro. Nesses cursos vocês vão aprender a fazer seu currículo, vender seu trabalho e ainda fabricar coisas maravilhosas com o celular, o computador. Isso vai mudar a realidade da sua vida” – declarou o gerente de políticas públicas para América Latina da Meta, Mário Cézar Vilhena.

Grade curricular, inscrições e 2,5 mil vagas para cada curso

Com mais de 100 horas de conteúdo e capacitações, os cursos listados são:

  • Criação de Startups;
  • Os Softs Silks mais Desejados pelo Mercado – Gestão de Tempo;
  • TechSolutions: programação e solução tecnológicas para o futuro;
  • Mercado de Trabalho: Carreiras da Inovação, Economia, Empreendedorismo e Negócios;
  • Liderança, Marketing e Pitch e Empreendedorismo sustentável: Negócios Sociais.

Serão disponibilizados 2,5 mil vagas para cada formação. A inscrição é simples e pode ser feita aqui. Basta informar nome completo, CPF e endereço.

Os jovens poderão realizar os cursos a qualquer momento, até dezembro deste ano, explica a Prefeitura do Rio.

“Tenho uma grande expectativa em fazer os cursos. Os Espaços da Juventude já estão capacitando os jovens das periferias, das favelas, e agora com essa parceria com a Meta, espero me especializar ainda mais nessa área de marketing e tecnologia. Vou adquirir muito conhecimento, vai ser ótimo para mim”, disse Maria Eduarda Cassiano, de 18 anos, moradora do Morro dos Macacos e aluna do Espaço da Juventude do Estácio, e dos cursos de Informática para Negócios e Mídias Sociais.

Os temas das aulas incluem marketing digital e realidade aumentada com foco no Instagram, Facebook e Whatsapp. Serão gravadas para que o estudante acesse sempre que quiser.

Ao final da formação, os estudantes devem estar capacitados para criar campanhas de marketing digitais eficazes e desenvolver projetos de realidade aumentada, um mercado de trabalho em plena expansão no Brasil e no mundo.

“Estamos muito felizes porque a Meta está desembarcando na cidade do Rio para uma parceria que vai transformar a vida de milhares de jovens. Não tem dinheiro público nessa parceria, é um aporte de uma empresa gigantesca, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que vem transformar a realidade do jovem carioca” – disse o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.

JUVRio já capacitou mais de 150 mil jovens

Desde sua criação em 2021, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) capacitou mais de 150 mil jovens e encaminhou cinco mil para o mercado de trabalho no Rio de Janeiro. Millhares jovens foram qualificados para a Indústria 4.0 através de cursos nos Espaços da Juventude, distribuídos em cinco localidades.

Estão na grade curricular cursos de Mídias Digitais, Design de Games, Robótica, Programação Móvel, Indústria do Som (DJ), Impressão 3D, Operador de Drone, Indústria Avançada e Informática para Negócios.

Google e Rio de Janeiro firmam pacto de cooperação para digitalizar o município

No final do mês passado, a prefeitura carioca firmou um acordo de cooperação do município com o Google. 

A iniciativa deve durar até o fim da presidência do Brasil no G20 em 30 de novembro de 2024. E prevê ações em conjunto do município com a gigante das buscas em áreas como transformação digital, inclusão, geração de oportunidades, evolução tecnológica, digitalização de governos, avanços na qualidade de políticas públicas, inteligência artificial (IA) entre outras.

Melhores plataformas de criptomoedas | Fevereiro 2024

O artigo Prefeitura do Rio fecha parceria com Meta, controladora do Facebook e Instagram foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...