Preços de placas de vídeo caem com menor demanda de mineradores

As unidades de processamento gráfico (GPUs), popularmente usadas para minerar criptomoedas, estão caindo de preço após a rede Ethereum (ETH) antecipar a migração para um modelo de prova de participação (PoS).

Os preços das placas de vídeo estão caindo e uma das razões para isso pode ser o enfraquecimento da demanda de usuários que realizam mineração de criptomoedas.

Embora as GPUs sejam consideradas hardware essencial para mineração com base no mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) usado por muitas criptomoedas populares, incluindo Bitcoin, a mudança do Ethereum para o modelo de prova de participação as tornará efetivamente obsoletas para esse fim. No ano passado, o aumento no preço do Ethereum levou a um aumento semelhante nos preços das placas de vídeo usadas para minerar o ETH.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Queda de preços nas placas de vídeo

Embora os preços das GPUs tenham caído, elas ainda estão sendo vendidas a preços altos, embora menores. Para se ter uma ideia, a margem de lucro sobre o preço de varejo sugerido pelo fabricante caiu de 77% para 41%, disse o analista da Susquehanna, Christopher Rolland.

Além disso, o preço da Radeon RX6000 da AMD e da GeForce RTX30 da Nvidia caiu de 80%, acima do preço sugerido no início do ano para menos de 20% de acordo com o site de notícias especializado em hardware 3DCenter. No entanto, a Reuters informou que as placas gráficas GeForce da Nvidia ainda não estavam disponíveis em varejistas como BestBuy e Newegg Commerce.

Outro índice que aponta um declínio do setor é o Philadelphia SE Semiconductor Index que caiu 22% este ano. As ações da Nvidia também caíram cerca de 31% e as da rival Advanced Micro Devices caíram cerca de 37%. No início deste ano, hackers alegando ter se infiltrado nos servidores da Nvidia tentaram vender uma maneira de desbloquear placas gráficas para mineração Ethereum.

Após a queda nos preços das GPUs, os analistas da Baird rebaixaram a Nvidia para “neutra”, mas o Bank of America ainda acredita que o enfraquecimento nos segmentos de mineração de criptomoedas pode ser complementado pela demanda de data centers, reafirmando sua classificação de “compra” para a Nvidia.

Escassez de chips

Especialistas acreditam que a forte queda nos preços das placas de vídeo pode levar a um fim inesperadamente rápido de uma escassez global de chips. A questão certamente será fundamental para as empresas que divulgam resultados esta semana, incluindo a Intel, que está planejando uma expansão multibilionária, e a Qualcomm.

Outros processadores, como CPUs e alguns chips de memória, também viram seus preços encolherem devido à contração da demanda dos mercados de PCs e smartphones. Kinngai Chan, analista do Summit Insights Group, prevê um excesso de oferta de alguns outros chips feitos em máquinas mais antigas no segundo semestre deste ano.

O artigo Preços de placas de vídeo caem com menor demanda de mineradores foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...