Preço do Bitcoin: impacto de Elon Musk e Michael Saylor nas cotações
Muito se questionam sobre as oscilações do preço do Bitcoin. Enquanto influenciadores de criptografia, como Elon Musk,CEO e CTO da SpaceX e CEO da Tesla Motors, e Michael Saylor, co-fundador da MicroStrategy , continuam a agradar a milhões de seus seguidores com tweets relacionados às criptomoedas, por outro lado estão sendo duramente criticados por investidores e entusiastas de criptomoedas, que questionam se os executivos realmente podem se posicionar da forma como vêm fazendo, tendo em vista a influência que ambos apresentam no mercado, e suas atividades de mídia social exercem efeitos opostos sobre o preço do Bitcoin (BTC) e Dogecoin (DOGE)
Os 58,8 milhões de seguidores de Musk no Twitter e os 1,4 milhões de seguidores de Saylor na mesma plataforma colocam um peso significativo nos comentários relacionados à criptografia de ambos os empresários, em alguns casos levando a aumentos ou quedas de preços.
Elon Musk: grande impacto no preço do Bitcoin
Um dos homens mais ricos do mundo e CEO da maior montadora de carros elétricos do planeta, Elon Musk tem sido monitorado, desde 2018, pela U.S. Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), por tentativas de manipulação do mercado de ações norte-americano, por meio de publicações no Twitter, que, de acordo com o órgão regulador, podem ter sido feitas com segundas intenções, principalmente por contarem com uma série de informações capazes de gerar uma influência significativa na tomada de decisão de milhares de investidores pelo mundo.
Poucas horas depois de uma simples mudança na biografia de Musk para uma única palavra, ‘Bitcoin’, o custo da criptomoeda disparou em mais de 20%.
O efeito proporcionalmente contrário aconteceu quando, em seu perfil oficial, Musk compartilhou a decisão da Tesla de suspender os pagamentos com bitcoin por questões relacionadas ao meio ambiente, desencadeado pelo uso exorbitante de energia para realizar a mineração de bitcoin. Este anúncio de Musk desencadeou uma grande venda no mercado.
Musk ganhou o desprezo da comunidade Bitcoin quando fez o anúncio por meio do seu perfil no twitter. O CEO da Tesla parece ter ignorado essa situação quando disse que os mineradores de Bitcoin podem já ter atingido seu benchmark em energia renovável.
Logo após a publicação de Musk, o CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, disse que havia organizado uma reunião entre o CEO da Tesla e alguns mineradores de Bitcoin que levou à formação do “Bitcoin Mining Council” que promoverá a sustentabilidade do processo. Mesmo com essa informação, não foi o suficiente para evitar a queda da criptomoeda.
Michael Saylor: influenciado o preço do Bitcoin
Os tuítes do CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, também parecem ter influenciado o preço do Bitcoin, porém, causando o efeito oposto das publicações de Musk. O CEO está convencido de que o Bitcoin é a grande conquista da humanidade, descrevendo-o como uma “cura” para a inflação destruidora da civilização.
#Inflation is a cancer that has been killing civilizations throughout history. #Bitcoin is the cure. https://t.co/nmj753S8fj
— Michael Saylor (@michael_saylor) July 25, 2021
Em uma pesquisa recente, Saylor perguntou a seus 1,4 milhão de seguidores no Twitter quanto tempo eles acham que o Bitcoin vai durar. Das mais de 105.000 pessoas que participaram da pesquisa, quase 38% disseram acreditar que o Bitcoin duraria 10.000 anos.
#Bitcoin will last
— Michael Saylor (@michael_saylor) July 23, 2021
Grandes quedas e altas no valor do Bitcoin: Estudo realizado para medir o impacto de Elon Musk e Michael Saylor
Um relatório publicado pelo provedor de dados de ativos digitais The TIE e a plataforma de negociação multi-ativos eToro . O estudo contém uma análise dos tweets de Elon Musk e Michael Saylor do segundo trimestre de 2021, usando esses dados para traçar como seus comentários impactaram o desempenho do preço do Bitcoin, pontuação de sentimento e alteração do volume de tweet entre 6 horas antes e 24 horas depois de serem publicados.
No caso do CEO da Tesla, em média, “os tweets de Musk mencionando Bitcoin resultaram em uma queda de -1,6% no preço do Bitcoin nas 24 horas seguintes”, de acordo com o estudo.
Em contraste, os tweets do chefe da MicroStrategy demonstraram um impacto positivo no preço do Bitcoin.Em “média, o bitcoin diminuiu -1,6% de retorno no período de 24 horas após os tweets de Musk e um aumento de + 0,2% após Saylor”, de acordo com a análise.
Dito isso, os tweets relacionados ao Dogecoin de Elon Musk mostram um impacto claramente mais significativo no preço do Bitcoin, contribuindo para um aumento médio no preço do Bitcoin, de acordo com os pesquisadores. Os dois empresários trocam papéis quando se trata de como seus tweets moldam o sentimento dos investidores em relação ao bitcoin.
Já se tornou um fato que os chefes da Tesla e da MicroStrategy têm em comum é sua grande influência na conversa geral no Twitter sobre Bitcoin e Dogecoin, mesmo que essa influência seja inversamente proporcional. Essas informações demonstram o valor de diferentes pontos de vista e nos convidam a ficar de olhos bem abertos para acompanhar as publicações dos empresários.
O post Preço do Bitcoin: impacto de Elon Musk e Michael Saylor nas cotações apareceu primeiro em Criptoeconomia.