Por que o mercado de criptomoedas provavelmente se recomporá até o final de 2018: especialistas discutem

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo investimento e movimentação comercial envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Historicamente, nos últimos nove anos, o Bitcoin (BTC) passou por quatro grandes correções, as quais levaram o Bitcoin a cair mais de 80% em valor. A correção do mercado de criptomoedas experimentada em 2018 resultou em uma queda de 69% no preço do Bitcoin, com algumas outras moedas cripto como a Binance Coin (BNB) e EOS registrando perdas menores.

Em agosto de 2010, agosto de 2011, janeiro de 2014 e janeiro de 2018, o Bitcoin demonstrou perdas de 70% a 80% em relação ao dólar norte-americano.

Como o Cointelegraph relatou anteriormente, de acordo com pesquisadores da Chainalysis, o mercado de Bitcoin amadureceu nos últimos nove meses. Apesar de um forte declínio no preço do Bitcoin, a maioria dos investidores manteve seus investimentos, minimizando as alterações em suas posições mesmo durante um período de incerteza e extrema volatilidade.

“O mercado parece ter se recalibrado após a entrada de tantos novos participantes do mercado com crenças e expectativas diferentes daqueles que detinham o Bitcoin antes de 2017. Nem os investidores de longo prazo nem os novos especuladores mudaram suas posições durante este verão. Isso sugere que o mercado fará um grande movimento, para melhor ou para pior, apenas em resposta a uma mudança fundamental.”

A maturidade do mercado Bitcoin tem sido evidente na estabilidade da BTC desde 6 de agosto. Nos últimos dois meses, o Bitcoin permaneceu estável na faixa de US $ 6.300 a US $ 6.800, raramente quebrando o nível de resistência de US $ 6.800, enquanto outras moedas criptografadas como Ripple e Ethereum demonstrou alta volatilidade.

Image source: coin360.io

Fonte da imagem: coin360.io

Dentro do período de dois meses, o Bitcoin caiu nove por cento de sua avaliação de mercado, enquanto Ethereum e Ripple registraram 50 por cento de correções, o que levou XRP, a moeda criptografada nativa de Ripple, e ETH, a moeda base da Ethereum, a crescer no segundo. metade de setembro.

O aumento na estabilidade do Bitcoin permitiu que o mercado se tornasse menos sensível a eventos específicos. Grandes desenvolvimentos positivos no setor de criptomoedas – como a formação da Bakkt pela Microsoft, Starbucks e ICE para melhorar a acessibilidade e liquidez do Bitcoin – mal tiveram qualquer impacto sobre a tendência de curto prazo dos preços do Bitcoin.

Especialistas como o CEO da ShapeShift, Erik Voorhees, o investidor bilionário Mike Novogratz, o lendário capitalista de risco Ben Horowitz e o diretor de tecnologia da Coinbase, Balaji Srinivasan, acreditam que o mercado de criptomoedas se recuperará nos próximos meses.

Tendência das principais criptomoedas em 2018

Na plataforma “Crypto Trader” da CNBC, o popular CEO da ShapeShift, Erik Voorhees, afirmou que o mercado em baixa do Bitcoin e outras grandes moedas cripto estão gradualmente chegando ao fim.

Voorhees explicou que, enquanto o mercado de urso não está completamente acabado – dada a queda de 80% na valorização do mercado de criptomoedas – o mercado parece ter se recuperado da pior parte da correção.

“Não espero que o mercado de ursos termine em breve, embora eu ache que a taxa de colapso diminuiu consideravelmente. Geralmente nessas bolhas, depois de passar por vários meses de tendência de baixa, você fica em um intervalo por um tempo […] Mas acho que terminamos com a maioria do colapso.”

CEO da ShapeShift, Erik Voorhees

A análise do mercado de criptomoedas por Voorhees descreveu com precisão o estado atual do mercado. Desde junho, o mercado de criptomoedas está envolvido em um processo de baixo custo, mantendo níveis de suporte apertados no nível baixo de US $ 190 bilhões e tentando romper a faixa de US $ 220 a US $ 230 bilhões.

Por exemplo, em 25 de setembro, o preço do Bitcoin Cash (BCH) pairou em torno de US $ 420. Até 26 de setembro, o preço do BCH permaneceu acima de US $ 540, um aumento de mais de 20% no dia. Como tal, Voorhees observou que é um momento viável para começar a acumular criptomoedas, porque o mercado tem sido volátil em sua faixa de preço baixo.

Bitcoin Cash

Várias moedas criptografadas, incluindo Cardano (ADA), XRP e Stellar (XLM), demonstraram uma volatilidade similar no lado positivo, registrando ganhos de 10 a 30% em curtos períodos de tempo. Nos próximos meses, é provável que o mercado de criptos continue a se recuperar gradualmente, mas experimente grandes picos temporários.

Tendência óbvia de Bitcoin: Volatilidade entre US $ 6.000 e US $ 8.000

A tendência do Bitcoin, a criptomoeda mais dominante no mercado, tem sido bastante previsível. Desde fevereiro deste ano, o Bitcoin experimentou um padrão de atingir uma nova alta mensal e cair para uma baixa anual no mês subsequente. A diferença entre a alta mensal e a baixa anual declinou com o passar do tempo, conforme retratado pelo gráfico do Bitcoin abaixo.

Image source: CoinMarketCap

Fonte da imagem: CoinMarketCap

No início de fevereiro, o Bitcoin caiu para US $ 6.000, mas se recuperou para US $ 10.000 no mês seguinte. Em abril, o Bitcoin caiu para uma baixa anual mais uma vez em US $ 6.000, apenas para se recuperar para US $ 9.400 no mês seguinte. Mas a diferença entre a baixa anual e a alta mensal diminuiu. No mês seguinte, junho, o preço do Bitcoin previsivelmente caiu para US $ 6.000, atingindo US $ 8.400 no mês seguinte.

Em agosto, o Bitcoin caiu para US $ 6.000 novamente, tentou uma recuperação para US $ 8.000, mas não conseguiu e permaneceu na região de US $ 7.000. Desde que atingiu US $ 7.000, o Bitcoin caiu para a região mais baixa de US $ 6.000.

É óbvio que o mercado de Bitcoins tem atingido o nível mais baixo na região de US $ 6.000, após grandes tentativas de romper os níveis de resistência em US $ 10.000, US $ 8.000 e US $ 6.000. Cada vez que um nível de resistência foi testado, a força de um rally de curto prazo diminuiu, não permitindo a criptomoeda dominante para testar níveis de resistência mais altos.

O investidor bilionário Mike Novogratz afirmou que o mercado começou a demonstrar sinais de fadiga do vendedor, já que os ursos começaram a ficar desconfortáveis ​​vendendo moedas criptografadas a uma faixa de preço tão baixa. Novogratz enfatizou que o mercado de criptomoedas chegou ao fundo com base em vários indicadores técnicos.

“Eu acho que nós colocamos em uma baixa ontem. Retocou as altas do final do ano passado e o ponto de aceleração que levou à enorme onda / bolha. Os mercados gostam de voltar para o breakout. Nós refizemos toda a bolha.

Mike Novogratz

Entrada de investidores institucionais

Ao longo de 2017, especialmente quando o mercado de criptos alcançou um recorde de alta de US $ 800 bilhões, as conversas em torno da entrada potencial de investidores institucionais se intensificaram. No entanto, em retrospectiva, a grande recuperação do mercado de criptomoedas no ano passado foi claramente desencadeada por uma nova onda de interesse demonstrada por comerciantes de varejo e investidores individuais em todo o mundo.

Em regiões como a Coréia do Sul e o Japão, o interesse e a demanda por criptomoedas aumentaram a um ponto em que os câmbios não tinham mais suprimentos de criptomoedas para vender aos compradores, levando ao surgimento de prêmios.

Quando o preço do Bitcoin atingiu o recorde de US $ 20.000, o preço do Bitcoin ultrapassou US $ 24.000 no mercado de câmbio de criptomoeda da Coréia do Sul.

Mesmo que as instituições estivessem interessadas em investir no mercado de criptomoedas, Kyle Samani, sócio geral da Multicoin Capital, afirmou que as soluções de custódia confiáveis ​​não estavam implementadas e a falta de infraestrutura impedia que as instituições se comprometessem com a classe de ativos. Ele disse:

“Existem muitos investidores onde a custódia é a última barreira. No próximo ano, o mercado perceberá que a guarda é um problema resolvido. Isso liberará uma grande onda de capital.”

Ari Paul, o cofundador do fundo de hedge de criptos em grande escala Block Tower, ecoou o sentimento de Samani e declarou:

“Custódia não é binária. Não é como se a Coinbase Custody fosse lançada e, de repente, todas as pensões arrecadariam US $ 100 milhões no BTC. Leva tempo para as soluções de custódia ganharem confiabilidade. Mas acho que teremos uma guarda sólida de terceiros até setembro deste ano. Isso permitirá que os fluxos institucionais comecem a se acelerar. Uma vez que um casal de gerentes de dinheiro tradicionais anuncia que está incluindo o BTC como “ouro digital” em seus portfólios, outros o seguirão.”

Com BitGo e Coinbase já aprovados como custodiantes Bitcoins confiáveis no mercado dos Estados Unidos e os principais bancos Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley se preparando para atender clientes no mercado de criptomoedas, a Novogratz explicou que nos próximos meses as instituições entrarão no mercado.

Uma vez que o Bitcoin ultrapasse os principais níveis de resistência em US $ 8.800 e US $ 10.000, a Novogratz afirmou que, em três a seis meses, as instituições começarão a alocar seu capital no mercado.

“É também um mercado em alta nas instituições que constroem a infra-estrutura necessária para que os investidores em dinheiro real comecem a investir neste espaço […] Acho que dentro de três a seis meses haverá um sinal ‘todo claro’ para as pessoas – grandes instituições e pensão [fundos] – para começar a investir.”

Se as instituições entrarem no mercado de criptomoedas, Novogratz enfatizou que o preço do Bitcoin provavelmente alcançará um aumento de 30% até o final de 2018.

Tendência Bubble-Burst-Build-Rally

 

De acordo com o diretor de tecnologia da Coinbase, Balaji Srinivasan, ele primeiro ganhou uma confiança significativa no Bitcoin e no mercado de criptomoedas depois que sobreviveu ao acidente de 2011. A resiliência do mercado de criptomoedas e sua capacidade de se recuperar de grandes correções demonstraram o potencial do mercado para os investidores.

A correção de 2018 teve um impacto semelhante no mercado. Embora muitos investidores tenham sido impactados negativamente pela queda de 69% no preço do Bitcoin, nos últimos oito meses, o mercado viu algumas das notícias mais positivas em toda a sua história.

Começando com o Goldman Sachs, Citigroup e Morgan Stanley desenvolvendo soluções confiáveis ​​de custódia de criptomoedas, a Bakkt, a Nasdaq e muitas outras instituições financeiras regulamentadas no Japão e na Coréia do Sul começaram a encontrar maneiras de apoiar o mercado de criptomoedas.

Mais recentemente, a maior corretora independente do Brasil anunciou seus planos de integrar uma bolsa Bitcoin e Ethereum nos próximos meses, depois de receber apoio do governo que abriu uma investigação sobre os principais bancos do país em meio a alegações de que os bancos não forneciam trocas de criptomoedas com recursos suficientes e serviços bancários.

“A razão pela qual essa coisa [criptomoedas] realmente teve pernas foi depois de 2011, quando houve uma bolha e ela subiu, e caiu, e não chegou a zero. Ele meio que se estabilizou e continuou voltando. Naquela época, era basicamente quando eu dizia: “Ok, isso vai ficar por aqui, tem pernas, não vai chegar a zero.” Isso foi meio que um ano de construção. Temos esse tipo de fase de quebra de bolha na criptomoeda, e isso é realmente quando eu começo a me envolver”.

A fase de quebra de bolha do Bitcoin e do mercado de criptomoedas foi de janeiro a julho, e como o mercado tem feito desde 2011, o mercado de criptomoedas deve se recuperar. Em comparação com o ano passado, em termos de regulação, infra-estrutura e atividade de desenvolvedores, o setor de criptomoedas e blockchain melhorou em níveis sem precedentes.

Atividade de desenvolvedor em ascensão

Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz (A16Z), uma empresa de capital de risco considerada uma das empresas de investimento com maior foco na tecnologia, afirmou que a atividade de desenvolvedor no setor de blockchain ressoa semelhante à da Internet na Década de 1990.

Horowitz explicou que ele não vê um nível tão alto de atividade de desenvolvedor em uma única indústria desde a Internet, e considerando que criptomoedas e redes blockchain são essencialmente redes de computação, o aumento exponencial na atividade de desenvolvedores de projetos blockchain é um indicador positivo de crescimento .

“Acho que provavelmente há mais atividade de desenvolvedor em criptomoedas do que em qualquer coisa que vimos desde a Internet, e a maneira correta de pensar sobre isso é que é uma nova plataforma de computação. Uma vez a cada uma ou duas décadas, surge uma nova plataforma de computação. A coisa que é enganosa sobre isso é que quando a nova plataforma na época é geralmente pior na maioria das formas do que a plataforma antiga, mas tem algumas novas capacidades”.

Ben Horowitz, o cofundador da Andreessen Horowitz

Em um estudo divulgado em 2017, JP Vergne, professor da Ivey Business School, revelou que a atividade de desenvolvedor é o indicador mais preciso das tendências da taxa de câmbio de criptomoeda.

Com base na tendência do mercado desde 2011 e sua capacidade de recuperar para novos máximos históricos após uma grande correção, é altamente provável – dada a alta atividade de desenvolvimento em torno de grandes redes blockchain – que o mercado de criptomoedas se recupere até o final do ano, como muitos especialistas prevêem.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...