Por que as criptomoedas estão caindo? O que está acontecendo com o mercado e como aproveitar esse momento?
As criptomoedas estão caindo devido a fatores que estão afetando toda a economia mundial, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. No entanto, para além dos conflitos, outros pontos também convergem para que, neste momento, as criptos se apresentem em queda no chamado “inverno criptoeconômico”.
Mas quais são esses fatores? É hora de aproveitar e comprar as principais criptomoedas do mercado? vem ver!
Como explicar o movimento de queda das criptomoedas
Antes de qualquer coisa é preciso dizer que tanto o Bitcoin quanto as outras criptomoedas do mercado têm a sua própria dinâmica de correções. Esses movimentos de correções ocorrem quando o mercado infla demais um ativo e, depois, ele cai ao valor que “realmente” tem. Essa dinâmica, no caso do Bitcoin, se chama harving e ocorre de tempos em tempos.
No harving, o valor que de remuneração dos mineradores cai, o que faz com que obter a moeda se torne mais difícil. Isso, por sua vez, diminui a quantidade de Bitcoins à venda, o que faz com que o valor do ativo aumente naturalmente devido à lei de oferta e de demanda.
Mas as moedas estão cada vez mais interconectadas e, em um mercado tão estreito, embora muito diversificado, é natural que o movimento de uma cripto acabe por afetar o mercado como um todo.
Além disso, não podemos mais observar – e já não podemos há muitos anos, sejamos justos – esse mercado como algo paralelo ao mercado econômico mundial. Dessa forma, os acontecimentos econômicos ou não também afetam o valor das criptomoedas, que estão inseridas em um mercado global de investimentos.
Assim, ainda que a desvalorização recente seja generalizada, ela não ocorre apenas no setor de criptomoedas, pois está afetando mercados como um todo, até mesmo aqueles mais desenvolvidos, bem como os emergentes, estão realmente sofrendo um inverno que vai muito além do criptográfico.
Fatos que podem contribuir com a queda das criptomoedas e que explicam o fenômeno
Alguns fatos podem contribuir com o fenômeno de queda das criptomoedas e eles estão relacionados a:
1 – Cenário macroeconômico mundial
Estamos vivendo, de forma geral, um momento de aceleração da inflação, causada entre a oferta e a demanda do consumo pós-pandemia. Isso tem causado, sobretudo, uma elevação no valor das commodities.
Isso está fazendo com que economias do mundo todo aumentem suas taxas de juros, como uma forma de pôr freio ao consumo e, dessa forma, combater a inflação que afeta preços e compromete famílias de todos os países.
Além do Brasil, economias como Estados Unidos também aumentaram suas taxas de juros. Isso faz com que os investidores aproveitem para buscar investimentos mais conservadores, aproveitando a elevação do momento.
Dessa forma, se torna possível realmente tirar proveito da situação, tendo maior retorno financeiro ao fim do período do investimento e, com isso, abandonando a volatilidade do mercado de ações e das criptomoedas.
2 – Maior instabilidade geopolítica
Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia estamos observando um momento de instabilidade política na região, o que fez com que a população dos países afetados buscasse também nos criptoativos por formas de proteção do seu patrimônio. No entanto, isso durou pouco tempo.
Atualmente, com o tempo se estendendo pelo conflito, é necessário retomar o que foi investido para garantir a sobrevivência em outras localidades.
Como os dois países envolvidos no conflito são grandes e importantes fornecedores de commodities para o mundo, esses produtos também estão inflacionados, o que acaba por gerar, com isso, maiores gastos para famílias de todo o mundo, barrando investimentos mais voláteis como as criptomoedas.
3 – Crise na confiança dos investidores
Para além dos fatores que estão afetando todos os tipos de investimento, as criptomoedas também estão enfrentando a sua própria crise de confiança, sobretudo por conta das múltiplas formas de fragmentação que esse tipo de mercado enfrenta, sem regulação em boa parte dos países que permitem que hajam operações nesse tipo de ativo.
No Brasil, o debate a respeito do Marco Legal das Criptomoedas e em outros países tenderá para um tipo de apaziguamento entre investidores, países e criptomoedas, o que poderá fazer com que a confiança seja retomada, sobretudo para investidores que veem nesse tipo de aplicação uma forma de proteção financeira.
O post Por que as criptomoedas estão caindo? O que está acontecendo com o mercado e como aproveitar esse momento? apareceu primeiro em Criptoeconomia.