Ações de empresas falidas disparam nas Bolsas americanas
As ações de empresas falidas estão fazendo sucesso nas Bolsas de Valores americanas. Parece não fazer sentido, não é mesmo? Porém, isso é fruto de pura especulação dos investidores, que estão tentando surfar na onda do rally atual do mercado de ações. Logo, essa dança das cadeiras deixará muitos investidores sem dinheiro.
A Hertz é uma empresa de aluguel de carros conhecida mundialmente.
Porém, a crise provocada pela pandemia do COVID-19 fez com que a Hertz decretasse falência no final do mês de maio.
Isso é um indicativo claro de que as ações da empresa iriam derreter, a partir do pedido de falência, certo?
Pois não foi o que aconteceu. Entenda o fenômeno que está fazendo com que as ações da Hertz e outras empresas falidas estejam disparando nas Bolsas americanas.
Ações de empresas falidas fazem sucesso nos EUA
Aqui, segue o valor das ações da HERTZ negociadas no último mês:
Como se observa, há uma queda no valor das ações, que ocorreu após o anúncio da falência. Porém, no início de junho, as ações voltaram a subir, superando as perdas decorrentes da falência.
Além da Hertz, outras empresas estão seguindo a tendência. Esse é o caso da JC Penney, tradicional loja de departamentos norte-americana:
Dessa maneira, quem observa o gráfico imagina que a empresa está bem. No entanto, a JC Penney pediu falência no dia 15 de maio de 2020.
O mesmo fenômeno pode ser observado com outras empresas, como a Pier 1 e a Whiting Petroleum. Todas estão com graves problemas financeiros, embora as suas ações estejam subindo sem parar.
Inclusive, esse é um assunto que está atiçando a curiosidade de diversas pessoas, já que a situação parece não fazer sentido.
O que explica essa situação?
Rally das Bolsas estimula a especulação
Em primeiro lugar, vale destacar que o procedimento de falência nos EUA é diferente do que acontece no Brasil. Lá, pessoas e empresas declaram falência, numa tentativa de reerguer o negócio. Dessa maneira, é algo semelhante ao pedido de recuperação extrajudicial no Brasil.
Contudo, a recuperação é possível em apenas alguns casos. Claro, tudo varia, de acordo com as dívidas e a capacidade da empresa de gerar lucros.
Porém, não é isso que está motivando a busca por empresas falidas nos EUA. A chance de recuperação delas é pequena. Além disso, os detentores de ações, na maioria das vezes, não ganham nada do espólio da empresa.
Por lá, as Bolsas estão batendo recordes de desempenho, mesmo em meio à pandemia do COVID-19.
Assim, diversos investidores estão tentando surfar na onda do rally das bolsas, inflando o preço de ativos que não possuem um valor real de mercado.
É uma verdadeira dança da cadeira: especuladores estão comprando e vendendo ações, na esperança de lucrar com esse rally insano das empresas falidas.
O FOMO (fear of missing out), liquidez excessiva e facilidade no investimento também são apontados como causas para esse comportamento.
Contudo, é de se esperar que a especulação excessiva trará prejuízos enormes para muitos investidores.
O artigo Ações de empresas falidas disparam nas Bolsas americanas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.