Polígono prepara hard fork para reduzir os picos de taxa de gás e revela detalhes
A Polygon disse ao Cointelegraph que o hard fork entrará em vigor no bloco 38.189.056, que será iniciado sem a influência de atores centralizados.
A solução de escalonamento de camada 2 da Ethereum, a Polygon, passará por um hard fork em 17 de janeiro para resolver problemas de picos de gás e reorganizações da cadeia que afetaram a experiência do usuário na cadeia de prova de participação (POS) da Polygon.
A Polygon confirmou oficialmente o evento hard fork em 12 de janeiro em uma postagem no blog, que veio após semanas de debate na página do fórum Polygon Improvement Proposal (PIP) no final de dezembro.
GET READY FOR THE HARDFORK
The proposed hardfork for the #Polygon PoS chain will make key upgrades to the network on Jan 17th.
This is good news for devs & users — & will make for better UX.
You will NOT need to do anything differently. Details:https://t.co/RaBWDjEGrI pic.twitter.com/nipa15YQdZ
— Polygon (@0xPolygon) January 12, 2023
Um porta-voz da Polygon também forneceu ao Cointelegraph detalhes adicionais do hard fork em 14 de janeiro:
“O hard fork é codificado para o Bloco >= 38.189.056. Nenhum ator único e centralizado irá iniciá-lo. Os validadores da rede precisam atualizar seus nós antes do bloco indicado, e já estão fazendo isso.”
87% dos 15 votantes da Equipe de Governança do Polígono votaram a favor do aumento da função BaseFeeChangeDenominator de 8 para 16 para reduzir os picos de taxa de gás e para diminuir a função SprintLength de 64 blocos para 16 a fim de corrigir o problema de reorganização da cadeia.
Ao abordar a questão do pico de gás, a equipe do Polygon explicou que, como o preço da taxa base geralmente “experimenta picos exponenciais” quando a atividade na cadeia aumenta rapidamente, aumentando o denominador de 8 para 16, eles acreditam que “a curva de crescimento pode ser achatada” e assim “suavizar severas flutuações” nos preços do gás.
Quanto ao problema de reorganização da cadeia, a Polygon explicou que, ao diminuir o comprimento do sprint, a finalidade da transação melhorará, permitindo que um único produtor de bloco adicione blocos continuamente a uma frequência de 32 segundos, em oposição ao tempo atual de 128 segundos.
“A mudança não afetará o tempo total ou o número de blocos que um validador produz, então não haverá mudança nas recompensas em geral”, acrescentaram.
A reorganização da cadeia ocorre quando um bloco é excluído do blockchain para abrir espaço para a nova cadeia mais longa para garantir que todos os operadores de nó tenham a mesma cópia do registro.
No entanto, a reorganização deve prosseguir da forma mais eficiente possível, pois aumenta o risco de um ataque de 51%.
A equipe do Polygon também confirmou que os detentores e delegadores do token MATIC não precisarão agir e que os aplicativos não serão afetados durante o hard fork.
O preço do token da Polygon, MATIC, é atualmente de $ 0,977, um aumento de 13,6% desde que a Polygon anunciou a notícia em 12 de janeiro.