Rali da Polygon (MATIC) chega ao fim enquanto os concorrentes devoram a participação de mercado

O preço do MATIC refez a maioria de seus ganhos recentes. O Cointelegraph explora o porquê.

O token nativo da Polygon (MATIC) experimentou uma alta de 16,4%, coincidindo com o lançamento do testnet Polygon 2.0 Goreli em 4 de outubro. No entanto, a resistência em US$ 0,60 se mostrou mais forte do que o esperado e foi seguida por uma queda de 10,6% nos seis dias que antecederam 10 de outubro.

Essa queda foi exacerbada por notícias negativas sobre a saída de um co-fundador-chave e a fraca atividade na subnet de rollup de conhecimento zero (ZK-rollup) da Polygon.

Preço de 12 horas do Polygon (MATIC) em dólares americanos. Fonte: TradingView

O preço do MATIC apagou os ganhos anteriores da alta de outubro, eliminando o impulso otimista gerado pelas expectativas das atualizações do protocolo.

Ralis geralmente seguem atualizações de mainnet e protocolo

A Polygon 2.0 é uma rede de cadeias de camada-2 baseadas em ZK unificadas por meio de um novo protocolo de coordenação entre cadeias. A tecnologia de escalabilidade Polygon 2.0 foi apresentada em junho de 2023 como um plano para um ecossistema de escalabilidade composto por quatro camadas: staking, execução, interoperabilidade e comprovação. Cada uma dessas camadas contribui para criar um ecossistema interconectado de cadeias que facilitam transferências seguras, rápidas e altamente eficientes em termos de custos.

Entre os benefícios do Polygon 2.0 estão a segurança e privacidade aprimoradas por meio de provas ZK, total compatibilidade com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e interações instantâneas entre cadeias sem a necessidade de segurança adicional ou suposições de confiança. Vale ressaltar que o projeto continua desenvolvendo sua solução de camada-2 baseada em Zero-Knowledge Scalable Transparent Argument of Knowledge, Miden.

Pode-se argumentar que a recente retração de 10,6% reflete apenas um ajuste ao excesso de entusiasmo desencadeado pelo lançamento do testnet. No entanto, outros fatores podem ter contribuído para o piora do sentimento dos investidores em relação à Polygon. Por exemplo, a subnet ZK da Polygon, zkEVM, ficou atrás de concorrentes em termos de atividade e depósitos.

Dados de rede mostram a Polygon perdendo força à medida que novos concorrentes surgem

Atividade diária e transações de Redes ZK. Fonte: artemis.xyz

Métricas da Artemis, uma provedora de dados on-chain, revelam uma disparidade significativa entre os 6.210 endereços ativos da zkEVM da Polygon em comparação com os 154.390 da StarkNet e os 239.810 da zkSync ERA. Uma discrepância semelhante existe ao analisar o número de transações diárias, com o ZK-rollup da Polygon também ficando para trás dos concorrentes.

Uma perspectiva mais ampla sobre o número total de transações e depósitos na rede Polygon gera resultados subótimos. Por exemplo, o valor total bloqueado (TVL) da Polygon está em US$ 756 milhões, de acordo com a DefiLlama, o que é menos da metade da solução de escalabilidade de camada-2 da Arbitrum.

Valor total bloqueado (TVL) em USD. Fonte: DefiLlama

É digno de nota que, apesar de ter sido lançado muito antes da maioria das soluções de camada-2 da Ethereum em junho de 2020, a Polygon agora enfrenta concorrência direta da Optimism e Base.

A saída do co-fundador da Polygon, Jaynti Kanani, em 4 de outubro após seis anos com o projeto, também causou algum desconforto entre os investidores, dado o projeto está próximo da fase crucial de conclusão de sua solução de escalabilidade de múltiplas camadas melhorada. Curiosamente, essa decisão segue a saída do CEO da Polygon Lab, Ryan Wyatt, em julho de 2023, pouco tempo após ingressar na empresa em fevereiro de 2022.

Impactando ainda mais o desempenho do MATIC foi a queda no número de endereços ativos usando aplicativos descentralizados (DApps) da rede Polygon.

Endereços ativos de DApps da rede Polygon, alteração de 30 dias. Fonte: DappRadar

Em média, os 12 principais DApps na rede Polygon tiveram uma queda de 17% no número de endereços ativos nos últimos 30 dias. Esse problema foi especialmente preocupante nos mercados de NFT e finanças descentralizadas, afetando significativamente aplicativos como Uniswap, OpenSea e Move Stake.

Independentemente das razões por trás da alta do token MATIC no início de outubro, o recente desempenho negativo de 10,6% pode ser atribuído à redução da atividade na rede, à saída de um co-fundador durante uma fase de atualização crítica e à forte concorrência de outras soluções de escalabilidade ZK.

Em última análise, há fluxo de notícias suficiente para justificar essa correção, embora a equipe venha entregando consistentemente as atualizações e melhorias necessárias na rede Polygon. Os investidores devem acompanhar de perto o progresso do projeto em abordar esses desafios e aproveitar as inovações do Polygon 2.0.

Este artigo é apenas para fins de informação geral e não deve ser considerado como aconselhamento legal ou de investimento. As opiniões expressas aqui são do autor e não necessariamente refletem ou representam as opiniões e opiniões do Cointelegraph.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...