‘Podemos criar inflação no Bitcoin, se necessário’, afirma desenvolvedor Peter Todd
O desenvolvedor de Bitcoin Peter Todd afirmou que, se necessário, a comunidade Bitcoin (BTC) pode criar uma taxa de inflação no protocolo do ativo digital.
O desenvolvedor de Bitcoin Peter Todd, afirmou em um post no Twitter que, se necessário, a comunidade Bitcoin (BTC) pode criar uma taxa de inflação no protocolo do ativo digital.
Todd ficou conhecido como um dos principais defensores dos blocos de 1 MB quando alguns desenvolvedores tentaram aumentar o tamanho dos blocos da rede Bitcoin.
De acordo com as regras do software open-source que governa a rede do ativo digital, os blocos de transações processados pela rede Bitcoin possuem um limite de 1 MB de tamanho.
Em 2017 houve uma polêmica na rede Bitcoin quando alguns membros da comunidade defenderam o aumento do tamanho dos blocos.
A polêmica resultou na criptomoeda chamada Bitcoin Cash, que possui quase as mesmas características do Bitcoin, mas com um tamanho de bloco de transações maior.
Uma das características mais famosas do Bitcoin é o seu sistema deflacionário. De acordo com o software que rege o ativo digital, não existirão nunca mais de 21.000.000 de BTCs.
Peter Todd disse que a quantidade total de BTCs é quase uma religião para a comunidade de criptomoedas. Todd afirmou que uma taxa de inflação de 0.5% para garantir a segurança da rede não está fora de cogitação:
“21 milhões de BTC são praticamente uma religião, e qualquer pessoa com algum senso econômico sabe que temos uma alta taxa de inflação e estamos muito bem, e a diferença entre 0% e 0,5% é tão insignificante quanto parece.”
Todd também falou sobre o surgimento de um mercado de taxas de transferência de Bitcoins:
“Temos motivos para pensar que um mercado de taxas pode se desenvolver. Mas está longe de ser certo e apostar o futuro do Bitcoin nisso certamente é arriscado, especialmente quando, mesmo que tenhamos um mercado de taxas, a teoria dos jogos de mineração apenas com taxas não foi testada, na melhor das hipóteses.”
Uma mercado de taxas de transferência é uma idéia divulgada publicamente pela primeira vez por Peter Todd, que argumenta que o tamanho do bloco deve ser pequeno – 1 MB – para que as pessoas sejam obrigadas a pagar mais por uma transação.
Para Todd, se um mercado de taxas não se desenvolver, é possível criar um sistema inflacionário no Bitcoin para continuar a garantir a segurança da rede. Ele afirmou:
“Nós podemos forçar a inflação mais tarde, se for realmente necessário.”
Apesar da afirmação de Todd, a mudança não é tão fácil como parece. Para alterar o sistema deflacionário do Bitcoin é preciso que todos os membros da rede concordem com a alteração no código do software.
Uma das soluções para altas taxas de transferência na rede Bitcoin é a Lightning Network. Apesar de ainda em fase experimental, esta tecnologia torna possível a transferência de Bitcoins de forma rápida e barata.
Especialistas acreditam que a Lightning Network pode tornar possível o uso de pequenas taxas de transação, enquanto o blockchain principal seria reservado para os grandes negociadores dispostos a pagar altas taxas na rede principal do Bitcoin.