Plataforma Waves lança ferramenta oráculo de dados
Um contrato inteligente escrito na blockchain não consegue acessar dados fora de sua própria rede. Esse problema é resolvido usando oráculos de dados, que são basicamente agentes que encontram informações do mundo real e alimentam a blockchain para uso por contratos inteligentes e dApps.
Em outras palavras, os oráculos são ferramentas que facilitam a comunicação entre o blockchain e o mundo real. Os dados que alimentam o blockchain podem ser tão diversos quanto as taxas de câmbio, notícias meteorológicas, resultados de eleições ou eventos esportivos, preços de commodities ou até mesmo horários de voos e trens.
A execução dos contratos inteligentes pode ser acionada atendendo a condições pré-definidas que, por sua vez, exigem que os dados do tipo certo estejam disponíveis.
Waves lança ferramenta oráculo de dados
As principais plataformas blockchain demonstraram recentemente interesse em criar ferramentas para oráculos de dados, como o Ethereum, que executa o Ethereum Oracle.
A Waves oferece sua própria ferramenta oráculo de dados, com base nas DataTransactions já disponíveis.
Explicação técnica do oráculo
Em um nível puramente técnico, criar um oráculo de dados para o blockchain é muito simples.
Tudo o que você precisa fazer é obter uma fonte externa de informações e enviar uma DataTransaction de inicialização, anunciando o oráculo e explicando que tipo de dados ele fornecerá. Posteriormente, os dados estarão acessíveis para os contratos inteligentes.
No entanto, há um problema. Como você pode saber se um oráculo de dados para um tipo específico de informação está disponível no blockchain, com que frequência ele é atualizado e qual fonte de informação ele usa?
A solução Waves é um protocolo para oráculos de dados, que é basicamente um conjunto padronizado de campos para inserir informações no blockchain.
Independentemente de os dados serem inseridos manual ou automaticamente, o protocolo inclui campos para valores principais, que ajudarão outros membros da comunidade a encontrar o oráculo e aprender que tipo de dados ele alimenta no blockchain, qual é a origem de terceiros e com que frequência os dados são atualizados.
Ambiente amigável para desenvolvedores blockchain
Um desenvolvedor pode usar um protocolo existente, disponível no GitBook da Waves, ou expandi-lo, se necessário.
O processo é simples. Para facilitar as coisas para os desenvolvedores, a Waves oferece uma ferramenta de desenvolvimento de oráculo de dados, que será integrada em uma única interface com um diretório público de oráculos de dados, divididos por categoria.
Se um desenvolvedor quiser que seu oráculo seja acessível a outros membros da comunidade Waves, ajudando todo o ecossistema e também gerando receita, ele poderá preencher vários campos na DataTransaction, descrevendo o oráculo.
Essa informação será convertida e uma DataTransaction de inicialização será formado.
Posteriormente, o desenvolvedor poderá atualizar os dados do oráculo – por exemplo, alterar seu status ou adicionar um novo campo na descrição. Sugerimos que os desenvolvedores atualizem a versão do oráculo para cada alteração de formato e forneçam uma breve descrição das alterações, facilitando a operação do oráculo para outros desenvolvedores que já usam seus dados.
Uma vez enviada a DataTransaction de inicialização, o oráculo estará acessível no diretório da categoria declarada pelo desenvolvedor.
Usando a ferramenta de desenvolvimento de oráculos da Waves (WAVES) para criar um oráculo de dados, e esse protocolo ajudará a tornar seu oráculo visível no blockchain!
Mais adiante, há planos para criar um banco de dados de protocolos de código aberto para ajudar os desenvolvedores a criar padrões para oráculos de dados blockchain em vários campos, com o objetivo final de melhorar a interoperabilidade e compatibilidade de sistemas de TI e blockchain.
A comunidade Waves no Brasil está no Twitter, Telegram e também no Facebook, sendo uma das maiores do mundo.
Saiba mais em Plataforma Waves lança ferramenta oráculo de dados