Pirâmide financeira ‘devora’ 30% de todo poder da rede Ethereum

A rede da plataforma Ethereum está sendo sobrecarregada por uma enorme pirâmide financeira. Segundo levantamento de dados, cerca de ⅓ do poder de processamento da rede estaria sendo utilizado pelo esquema fraudulento. O caso envolveria uma pirâmide financeira que utiliza contratos inteligentes da rede Ethereum.

A Ethereum é uma plataforma para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (D’Apps) e criptomoedas, como o Ether (ETH) ou tokens classificados como (ERC-20), por exemplo. É através de contratos inteligentes executados diretamente na rede Ethereum que uma pirâmide chinesa está atuando. Esses contratos estariam sobrecarregando a rede Ethereum, onde cerca de 30% de seu poder de processamento está relacionado ao esquema.

Contratos na rede Ethereum validam pirâmide financeira

O uso da rede Ethereum está sendo comprometido pela utilização de contratos inteligentes. Mais especificamente, os contratos firmados que sobrecarregam a rede estão vinculados a uma pirâmide financeira chinesa. De acordo com as informações divulgadas no Twitter, o esquema utiliza contratos inteligentes com Ether (ETH) que variam de US$ 10 mil a US$ 15 milhões.

A disposição dos contratos inteligentes da pirâmide financeira que se espalha na China mostra como o esquema utiliza a rede Ethereum para validar suas transações. O esquema oferecer porcentagens de 0,5% a 1% em depósitos de apenas cinco dias. 

Para receber o suposto lucro oferecido pela empresa, os investidores devem depositar quantias que podem variar entre 1 a 15 (ETH). Somente unidades inteiras da altcoin são aceitas no esquema, que pode ser considerado um dos maiores golpes envolvendo a rede Ethereum. Além disso, a pirâmide financeira já é apontada como uma das maiores que já atuaram na China.

Rede Ethereum também é utilizada para emissão de stablecoin

De acordo com as informações apresentadas por um analista nas redes sociais, precisamente 27% da rede Ethereum é utilizada por uma pirâmide financeira. Essa sobrecarga pode fazer com que transações demorem mais que o habitual dentro da rede. Além disso, a execução de aplicativos descentralizados da rede Ethereum poderão ter seu desempenho comprometido.

Mas, existe outro problema além de uma pirâmide financeira que ‘controla’ a rede Ethereum através de contratos inteligentes. Outra importante parcela do poder de processamento da rede é utilizada para a emissão da stablecoin Tether (USDT).

Para a emissão de Tether (USDT), mais 30% de toda a rede Ethereum é comprometida. Os dados mostram que 1,95 bilhões de unidades (USDT) já foram emitidas na rede Ethereum. Essa porcentagem equivale ainda a validação de transferências envolvendo a stablecoin emitida na rede Ethereum.

Saiba mais em Pirâmide financeira ‘devora’ 30% de todo poder da rede Ethereum

Você pode gostar...