Pior que real, moeda da Colômbia derrete e Bitcoin dobra de preço
O peso colombiano registrou uma queda importante na última segunda-feira (3) e sua desvalorização acumulada alcançou recordes históricos, fazendo a moeda assumir a segunda posição entre as que mais perderam valor em 2021. Um dos motivos é a retirada de pauta de um projeto de reforma tributária.
O presidente da Colômbia, Ivan Duque, obrigou o Congresso a descartar um projeto de lei de reforma tributária que tinha a finalidade de recolher cerca de 23,4 bilhões de pesos (US$ 6.256 milhões) com aumento de impostos para pessoas físicas e jurídicas.
Além disso, o país vive em um momento político delicado após uma série de manifestações serem reprimidas com violência nas ruas de Bogotá e Cali, entre outras. Os protestos estão ligados a movimentos que são contra a votação do PL.
Após a notícia, o peso sofreu uma queda repentina de 1,38%, passando a valer 3.804,95 pesos por dólar, o menor valor nos últimos seis meses, segundo o jornal América Económica. No momento em que este artigo era escrito, o dólar era comercializado por 3,814,05 pesos, de acordo com dados do jornal El Economista.
Ranking de desvalorização
“A Colômbia agora tem oficialmente a moeda mais desvalorizada do mundo”, afirmou o diretor de investigações da Alianza Valores y Fiduciaria, Felipe Campos, em um post no Twitter.
Ele estima que a depreciação da moeda acumule em uma queda de 11,6% em 2021, um valor que a coloca como a segunda mais desvalorizada do mundo, empatado com a Argentina e Turquia e podendo ser apenas superada pela inflação que três dígitos da Venezuela.
O preço do dólar frente ao peso colombiano atingiu níveis semelhantes aos vistos no dia quatro de novembro de 2020. Segundo a Valora Analitik, os dados do sistema Set-Fx comprovam que a moeda atingiu a maior desvalorização de todo o mundo.
Bitcoin na Colômbia
A desvalorização da moeda do país latino fez com que o preço do BTC no par com o peso colombiano (BTC/COP) superasse a barreira dos 200 milhões de pesos pela primeira vez na história. No momento, o preço do Bitcoin para compradores na exchange Panda é de 208.046.580,10 pesos.
Isso ocorre enquanto o par BTC/USD apresentou aumento de 83,66% em 2021, segundo informações do TradingView. Já o BTC/COP subiu 105,32% no mesmo intervalo de tempo, de acordo com os dados da Rates Viewer.
O artigo Pior que real, moeda da Colômbia derrete e Bitcoin dobra de preço foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.