Pioneiro do bitcoin é intimado a depor contra Craig Wright, o falso Satoshi Nakamoto
Jeff Garzik, pioneiro do bitcoin e atualmente CEO da startup ‘bloq’, recebeu uma intimação da Justiça dos Estados Unidos. Ele terá que depor sobre um processo bilionário que envolve Craig Wright e a família de David Kleiman, que morreu em 2013.
Assim que recebeu a intimação, Garzik se manifestou no Twitter:
“’Você está intimado’. Ação judicial sobre Bitcoin. No interesse da transparência radical, aqui está a intimação que acabou de chegar para mim”, disse, mostrando uma parte do documento.
Segundo o Cointelegraph, a intimação partiu de um Tribunal de um distrito no Sul da Flórida (EUA), registrado em fevereiro deste ano.
De acordo com Ira Kleiman, irmão de Kleiman e autor do processo, Craig aproveitou-se da circunstância da morte do irmão para transferir as criptomoedas da companhia para sua conta individual.
Kleiman foi um cientista da computação que supostamente participou do desenvolvimento do Bitcoin e da tecnologia blockchain.
Seu nome chegou a ser especulado como Satoshi Nakamoto, nome fictício do criador do bitcoin e autor do whitepaper da criptomoeda.
Após o falecimento, sua família alegou que Wright teria se apossado de mais de 1 milhão de unidades de bitcoin (cerca de R$ 15 bilhões segundo IPB), pois esta seria a parte do cientista.
Ele possuía deficiência e vivia internado. No entanto, ele era muito procurado por autoridades por conta sua experiência com informática.
Wright, que já se autoproclamou criador do Bitcoin, supostamente tentou ajudar a família, mas eles alegam que nunca houve devolução de nenhum fundo.
Conforme o processo, Wright se esqueceu de uma série de contratos que deveriam ter sido cumpridos, como a transferência de ativos entre pessoas físicas e empresas.
A acusação diz que Wright atrasou esses contratos e falsificou assinaturas de Kleiman, diz a reportagem.
Garzik foi intimado, então, para revelar qualquer evidência à “teoria pessoal” de que Kleiman era Satoshi Nakamoto. A intimação também pede para fornecer todas as comunicações, acordos e documentos relacionados a Wright e Kleiman.
Wright, então, requereu à corte para arquivar o processo contra ele, mas a o pedido foi rejeitado. O documento do tribunal confirma que há razões por parte dos que pleiteiam um pedido de conversão.
A justiça busca, também, toda a relação documentada entre Kleiman com Ian Grigg, Richard Zalusk e Roger Ver e também informações sobre atividade de mineração de Bitcoin do período de primeiro de janeiro de 2009 e abril de 2013.
A companhia W&K Info Defense and Reasearch LLC, engajada em mineração de bitcoins e desenvolvimento e pesquisa de software, foi fundada por Craig Wright e Dave Kleiman em 14 de fevereiro de 2011.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br
O post Pioneiro do bitcoin é intimado a depor contra Craig Wright, o falso Satoshi Nakamoto apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.