Petróleo: A lenta subida de volta ao topo
Muitos operadores de petróleo estão acreditando que demore pelo menos mais um ano, ou mais, para que a demanda volte a subir.
Existem poucas pessoas no mundo que conseguem prever quando a demanda pelo petróleo vai voltar a ser tão grande quando era antes, mas ninguém precisa ser um grande visionário para notar que o consumo já está voltando lentamente a crescer dentro dos EUA.
Por lá, vários locais já estão retirando o bloqueio, o que está criando novamente o tráfego de carros e motos. As pessoas estão saindo mais, o que vai influenciar diretamente no consumo. Ao redor do mundo inteiro, os dados de tráfego e vendas dos postos de combustíveis estão sugerindo que a queda atingiu seu piso no mês passado.
Agora, estamos vendo uma recuperação bem hesitante e modesta. Os sinais entretanto são extremamente importantes para vários setores, já que eles permitem uma análise positiva depois de termos lidado com os dados negativos de até então.
Recuperação Extremamente Lenta
O que preocupa, entretanto, é a recuperação. É bem provável que demore anos até que a demanda pelo produto seja o que foi até o ano passado, chegando a mais de 100 milhões de barris de petróleo por dia.
A situação ficou tão complicada que muita gente está especulando que o produto nunca consiga se recuperar completamente. A forma como a retomada vai ocorrer é um tópico bem debatido. Há quem diga que a recuperação com gráfico em V esta fora da jogada, alguns defendem que será um gráfico em U e outros ainda que a demanda nunca mais vai voltar a ser o que era.
Essa recuperação lenta vai afetar diversos setores econômicos, como por exemplo as companhias aéreas, que não esperam retorno ao que eram em 2019 em curto prazo. A retomada do petróleo como um bom investimento vai ser um processo bem longo.
O consumo ainda vai cair um pouco mais, segundo especialistas, quando comparado ao ano passado. Entretanto, a melhora para o petróleo está acontecendo, o problema principal é saber quanto tempo levará para ele se reerguer.
O artigo Petróleo: A lenta subida de volta ao topo foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.