Pesquisa revela e envergonha exchanges que falsificam volume de negociação

Até 98% do volume de negociação de Ethereum (ETH) em grandes exchanges de cripto é artificialmente inflado. Os resultados foram publicados em um artigo do Blockchain Research Lab. Mas quais exchanges são confiáveis?

A análise das negociações revelou quantidades surpreendentes das chamadas “negociações de lavagem”. A operação de lavagem ocorre quando as negociações não movem materialmente o valor líquido de um ativo, mas aumentam seu volume de negociação.

O documento  coloca as exchanges em três grupos: aquelas com volume honesto, aquelas com volume possivelmente inflado e aquelas com evidências claras de volume inflado.

Volumes de negociação maiores classificam as exchanges em posições mais altas na lista de sites como CoinGecko e CoinMarketCap. A classificação mais alta traz mais tráfego. O CoinMarketCap usa seu próprio algoritmo para abordar a validade e confiabilidade dos volumes de negociação publicados e liquidez.

Algumas exchanges podem ter investidores mal-intencionados postando pedidos falsos em seus books. Se essas contas forem de fato propriedade da exchange, elas aumentam artificialmente a liquidez e a profundidade.

A definição dos mentirosos

A primeira categoria que os pesquisadores determinaram foram as exchanges honestas. Entre elas estão Bitfinex, Bistamp, Bittrex, Kraken e Poloniex.

A segunda categoria, aquelas com evidências inconclusivas, eram as gigantes Binance e HitBC, bem como as exchanges menores e menos estabelecidas como KuCoin e YoBit.

A terceira categoria, aquelas com volume de negócio obviamente inflado, incluiu FCoin, Huobi e OKEx. As pesquisas usaram dados do grupo honesto para escrutinar as exchanges com volumes fraudulentos.

O Blockchain Research Lab baseou-se em indicadores, como volume de negociação postado, saldos nas exchange, número de carteiras e tráfego da web para determinar quanto volume se originou da negociação de lavagem. Eles usaram volumes de negociação para BTC, ETH, XRP, USDT e USD para fazer suas determinações.

O volume médio diário de BTC / USD para exchanges do primeiro grupo “honesto” foi de cerca de US $ 42 milhões. O segundo grupo respondeu por US $ 170 milhões muito maiores, e as exchanges manipuladas reivindicaram um volume de quase US $ 490 milhões.

Coinmarketcap mostra confiança diferente em diferentes mercados | Fonte: Coinmarketcap.com

A proporção entre o volume de negócios e as visualizações de página reais no terceiro grupo foi 138 vezes maior do que no primeiro. Da mesma forma, a relação entre o volume de comércio ETH e os saldos nas exchanges era muito maior nos dois últimos grupos do que no primeiro.

Com base nesses dados, os analistas propuseram um volume teórico de negociação para os dois segundos grupos. Esse volume teórico de negociação foi 50% menor do que o volume de negociação “oficial” divulgado pelas próprias exchanges.

As pesquisas também inferiram que 96-98% do volume de negociação da ETH nas exchanges acusadas de falsificação de resultados era suspeito. A análise dos saldos simbólicos em comparação com o volume de negociação também sugeriu que 72-97% do volume poderia ter sido falsificado.

Dois lados de uma moeda

Esses analistas não são os primeiros a chegar a essas conclusões. Em julho, CoinMetrics postou sua própria pesquisa , avaliando a validade provável dos volumes de negociação oficial. Neste documento, a empresa determinou apenas cerca de uma dúzia de bolsas publicadas volumes confiáveis.

No ano passado, as revistas Forbes escreveram que até 95% do volume de negociação de Bitcoin foi negociação wash . Gavin Brown, professor sênior de Economia Financeira da Manchester Metropolitan University, disse à Forbes:

A maioria das exchanges não são regulamentadas. Portanto, eles são incentivados a falsificar volumes de negociação sem nenhuma repercussão legal.

Além dessas métricas, as moedas estáveis ​​representam pelo menos US $ 11 bilhões do mercado total de cripto. As contas podem facilmente girar stablecoins para frente e para trás para produzir volumes maiores. Algumas exchanges realizam competições de negociação em em que os usuários são recompensados ​​por volumes de negociação maiores, independentemente dos preços.

A mesma liberdade que permitem que os investidores de cripto evitem os reguladores também trazem seus próprios riscos. O espectro do falso volume de negócios exige que os usuários façam a devida diligência.

O artigo Pesquisa revela e envergonha exchanges que falsificam volume de negociação foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...